Secretaria de Saúde de Barra do Bugres intensifica ações acerca da Hanseníase
No mês de Janeiro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase (Janeiro Roxo), cor definida em 2015 para simbolização do enfrentamento a doença no país, com o objetivo de alertar a população a respeito da doença. A Secretaria de Saúde de Barra do Bugres estará intensificando as ações no município durante os dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro de 2019.
O que é Hanseníase?
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium Leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Entre 2006 a 2015, foram detectados no Brasil 28.761 casos novos a detecção no país é considerada alta para a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No estado de Mato grosso no ano de 2016, foram detectados 2.658 casos novos, vale ressaltar que ela é uma doença endêmica no estado de Mato Grosso.
No município de Barra do Bugres, entre os anos 2017 e 2018, foram registrados mais de 30 casos novos, anos anteriores já chegaram a registrar 90 casos, isso mostra que o município tem um alto índice da doença.
Sintomas de Hanseníase
– Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
– Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
-Caroços e placas em qualquer local do corpo;
– Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)
-Sensação nariz entupido.
Tratamento
O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico
Portanto, qualquer pessoa que apresentar um desses sinais ou sintomas ou conviveu com alguém que teve a doença, você é considerado um contato de hanseníase, deve procurar a unidade de saúde para ser examinado.
A Secretaria de Saúde de Barra do Bugres estará intensificando as ações no município, através de busca ativa de casos novos, realizando palestras em salas de esperas em todas as unidades de saúde, bem como atendimento nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro a todos aqueles que suspeitarem da doença hanseníase.