Secretário Nacional do MDA visita Prefeitura de Barra do Bugres
O secretário executivo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ouvidor Nacional do INCRA, Valdir Correia, visitou na manhã desta quarta-feira (12/04), o prefeito Raimundo Nonato onde foram abordados diversos assuntos ligados à agricultura familiar do município.
Diversas demandas foram reportadas ao representante do MDA, relacionadas ao beneficiamento das comunidades Quilombolas, Indígenas e parceleiros dos assentamentos do INCRA existentes no município, que são muito carentes.
O mato-grossense Valdir Correia se colocou à disposição ao gestor do município, no tocante aos diversos investimentos de infraestrutura e vários programas voltados à agricultura familiar para que sejam disponibilizados, através de convênios, com o Governo Federal, reivindicados pelo prefeito.
Raimundo Nonato agradeceu a visita e destacou importância de ter uma parceria com este órgão federal que atende os pequenos produtores na agricultura familiar e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos produtores.
O prefeito disse que Valdir Correia assinalou a possibilidade do município recuperar a ponte sobre o rio Seputuba, que liga os assentamentos Jatobá e Antônio Conselheiros, e viabilizar vários programas que contemplam os pequenos agricultores. “Hoje temos um canal aberto no MDA, através do Valdir. Estamos alinhando as nossas necessidades e preparando vários projetos a serem protocolados no MDA, em breve”, finalizou.
De acordo com o advogado Saulo Almeida, a reunião foi considerada como produtiva, no sentido de abrir novas oportunidades em busca de parcerias relacionadas a convênios, entre o município e Governo Federal.
– A assessoria jurídica tem auxiliado as secretarias na busca de convênios para o município na forma legal. Estamos trabalhando para resgatar a construção do abatedouro de frango, construção iniciada no Distrito Industrial, local considerado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) como inapropriado, argumentou Saulo Almeida.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Agricultura José Viana Neto, e Valdiney Paulino de Planejamento, o vereador João Luiz, o engenheiro civil Gilmar Cipriano, o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados (MTA) Benedito Corrêa, e Paulo Padin, coordenador estadual do Partido Solidariedade.
Assecom