Destaques

Será neste sábado a ordenação do primeiro padre barrabugrense

Diacono Marcelo Ramos5Amanhã, 1º de agosto de 2015, será histórico para Barra do Bugres. Na manhã deste sábado (às 9 horas) será ordenado na Paróquia Santa Cruz o primeiro padre nascido e criado no município.

Ordenado diácono em 21 de março na Catedral da Diocese de São Luiz de Cáceres, Marcelo da Silva Ramos, passou o período de experiência pastoral e o contato mais real com a vida prática de um padre na Paróquia São Roque, em Rio Branco, para onde retorna após sua ordenação.

Para Marcelo, o tempo como diácono é o de afirmação e a certeza do caminho escolhido. “O seminário é o tempo de preparação e a ordenação é a realização”, salienta o novo padre, acrescentando que os caminhos de como ser um bom padre são descobertos na vivência diária. “Um padre não sabe tudo, não tem receitas claras, mas vai descobrindo caminhos através das orientações da igreja e do diálogo com o povo”, diz Marcelo.

Diacono Marcelo Ramos4Diácono Marcelo comenta que a igreja e o mundo vivem momentos delicados e que ele vai viver seu ministério seguindo as orientações da igreja e o magistério do papa Francisco, para enfrentar os desafios sem perder a esperança. “Nosso papa diz que em nosso ofício de pastores nossa posição muda, às vezes à frente, às vezes ao lado e às vezes atrás das ovelhas”, destaca.

Marcelo encerrou sua entrevista ao Ponto6 dizendo que o fato de ser o primeiro padre de Barra do Bugres é simultaneamente graça e responsabilidade e destacou sua gratidão pela dedicação e carinho de tantas pessoas na preparação deste momento. “A ordenação não é a coroação de um rei, não é a canonização de um santo é a consolidação do chamado de Deus, do sim de um ser humano e da aceitação da igreja. Deus chama, a pessoa responde sim e a igreja diz: eu aceito a sua entrega. O padre é alguém consciente de seus limites, mas que confia na misericórdia de Deus e enfrenta o desafio de amar e servir”, salienta Marcelo.

Celebração

Diacono Marcelo RamosO rito de ordenação contará com o bispo celebrante, dom Antônio Emídio Vilar, cerca de 20 padres das Dioceses de Cáceres e Cuiabá, freiras, seminaristas e paroquianos onde Marcelo trabalhou (Cuiabá e Cáceres), familiares e a comunidade de Barra do Bugres.

O pároco da Igreja Santa Cruz, Osvaldo Scheffer, diz que é uma bênção de Deus formar um padre nesta comunidade que está celebrando seus 30 anos e tem o compromisso de trabalhar pelas vocações cristãs. “Permanecei no amor de Deus deve ser a força da igreja e este momento é de renovação espiritual e todas as forças se unem para esta celebração”, destaca padre Osvaldo. “A ordenação de Marcelo marca a união e a solidariedade em torno desta festa com muitas orações e muita ajuda para organizar a celebração. Toda a comunidade está convidada a participar deste momento”, acrescenta o pároco.

Missas de Marcelo

A primeira missa de padre Marcelo será celebrada na noite deste sábado (1º) em Porto Estrela; em Barra do Bugres será no domingo (2), às 8 horas, na Paróquia Santa Cruz; ainda no domingo (a noite) ele estará em Acorizal, na Paróquia Nossa Senhora de Brotas; na segunda, às 19 horas, Marcelo celebra em Cuiabá, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Depois o padre Marcelo segue para Rio Branco.

Fonte: Vanelirte Moretto Ponto6.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *