Servidores do Detran paralisam atividades e marcam 2ª greve
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) paralisam as atividades nesta terça-feira (20), durante o dia todo, e prometem entrar em greve a partir de segunda-feira (26) caso o governo não se manifeste sobre a nomeação de aprovados em concursos públicos.
De acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT), o governo foi notificado no dia 14 de outubro sobre a paralisação, porém até hoje ainda não teria apresentado nenhuma resposta aos servidores.
Conforme o sindicato, a Lei Orçamentária deste ano garantiria recursos para a nomeação dos aprovados.
De acordo com a presidente do Sinetran, Daiane Renner, a categoria já está com indicativo de greve. “Nós vamos ficar o dia todo aqui na sede do Detran, já estamos com indicativo de greve aceito e o governo já está sabendo que, caso não se manifeste, entraremos em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira”.
Segundo Daiane, a categoria está precisando de novas nomeações urgentes, pois o efetivo diminuiu bastante desde o começo do ano.
Concurso
A previsão é de que o concurso ofereça 539 vagas, que são consideradas necessárias para suprir as aposentadorias e seriam destinadas ao setor de vistoria e de fiscalização do trânsito, serviços que ainda não são ofertados pelo Detran, apesar de estarem previstos no Código de Trânsito.
Atualmente, menos de 40% do total de servidores do Detran estão na ativa, o que culmina no atendimento de má qualidade ofertado ao público, de forma geral, segundo o sindicato.
Em março deste ano, a categoria havia deflagrado uma greve em razão do mesmo motivo, que durou 14 dias.
Ao todo, 840 servidores aderiram ao movimento, que atingiu as 62 Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) e oito agências VIP espalhadas por todo o Estado.
Pauta de reivindicações
Além da nomeação dos aprovados, também estão na pauta de reivindicações dos servidores a implementação da política de saúde e segurança do trabalhador; Implementação do Programa de Formação e Qualificação para o Sistema Nacional de Trânsito e Publicação do Manual de Procedimentos da autarquia; segurança nas unidades do Detran-MT, devido à elevação no número de ocorrências de furtos principalmente nos pátios de apreensão do interior do Estado, que estão totalmente descobertos de medidas de segurança; estrutura nas unidades, devido ao sucateamento e à precarização das condições de trabalho e de atendimento; Cumprimento do banco de horas e segurança no sistema de controle de ponto.
Mídia News