Servidores do INSS e IFMT protestam em inauguração de hospital
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) protestaram, na manhã desta terça-feira (21), durante a inauguração do Hospital São Benedito.
O intuito era chamar a atenção do governador Pedro Taques (PDT) e do prefeito Mauro Mendes (PSB), para que eles ajudem as categorias a conseguirem suas reivindicações junto ao Governo Federal.
Além dos servidores do IFMT e INSS, médicos da rede pública de Saúde da Capital também realizaram uma manifestação no local.
O protesto durou pouco mais de meia hora.
A maior concentração dos manifestantes se deu enquanto os agentes públicos faziam uma visita dentro da unidade hospitalar. Após isso, os servidores se dispersaram.
IFMT
Em greve desde o dia 13 de julho, os servidores cobram reajuste salarial de 27%, em parcela única.
Segundo o secretário geral do Sinasefe-MT, Everton Almeida, a proposta de reajuste feita pelo Governo Federal não foi aceita pela classe.
“Foram oferecidos 19,8% de reajuste, divididos durante quatro anos. Esse valor é inferior à inflação durante o período”, disse.
Além deste item, os servidores cobram reestruturação do plano de carreira, regulamentação da atividade docente e a efetivação da carga horária de 30 horas semanais.
INSS
Os servidores do INSS em Mato Grosso estão em greve desde o dia 7 de julho. Eles também pedem reajuste salarial de 27%.
A proposta do Governo Federal foi de 21%, parcelado nos próximos anos.
A classe reivindica ainda, melhores condições de trabalho, incorporação da gratificação dos servidores, equiparação do salários dos servidores aposentados aos que estão em exercício e a realização de concurso público.