Silval admite problemas e ressalta legado
Apesar de as obras da Copa não ficarem prontas em sua totalidade, o governador Silval Barbosa (PMDB), disse ontem que sem o evento futebolístico, dificilmente o Estado conseguiria atingir o acesso a recursos públicos federais e privados na ordem de R$ 6 bilhões.
“Falo para as pessoas das minhas convicções e da certeza de ter tomado a decisão correta ao ousar na busca de financiamentos que vão mudar as duas principais cidades de nosso Estado, Cuiabá e Várzea Grande, e vão assegurar mais qualidade de vida para a população de uma maneira em geral”.
Hoje faltam exatos 30 dias para a realização dos jogos, aproveitou a data e conclamou os cuiabanos a serem receptivos com os que aqui vão desembarcar.“Faltam 30 dias para começar a maior festa de nossa Nação e do Mundo e quero pedir a todos que participem, festejem e lembre-se que a herança deste evento será de um Estado melhor para todos”.
O governador considera que nas próximas décadas poderá ser verificado efeitos importantes para a economia e para a sociedade de uma maneira em geral por conta da vitrine que a Copa do Mundo representa para Mato Grosso.
O chefe do Executivo sinalizou ainda que haverá repercussões positivas em todos os 141 municípios e em todo Brasil. “Mato Grosso se tornou um verdadeiro canteiro de obras públicas, mas também de investimentos privados que apostam no sucesso que já é uma realidade para nós, seja na geração de emprego ou de renda para milhares de brasileiros que aqui aportaram suas esperanças”, frisou Silval Barbosa.
Ainda há problemas – Embora seja otimista, o governador admitiu que existem problemas e que o Estado e toda a estrutura pública aliada aos empreiteiros que ganharam as licitações vão trabalhar até que todas as obras estejam concluídas. “Houve diversos problemas, mas em nenhum momento nós desistimos de nosso intento de realizar uma grande festa, um grande evento que será importante e lembrado por muitas e muitas décadas”, explicou.
Das cinco exigências da Matriz de Responsabilidade da Fifa e da CBF que coube aos governos Federal, Estadual e Municipal executarem, está o Aeroporto Marechal Rondon, uma obra que vai ampliar para 5 milhões/ano a capacidade de desembarque do terminal aeroporturário.
No que diz respeito à Arena Pantanal, Silval Barbosa assegurou que o estádio será entregue na próxima semana para a Fifa e ainda vai passar por dois jogos, um pelo Campeonato Brasileiro, entre o Santos (SP) e o Atlético Mineiro (MG), e o amistoso das Seleções do Penta contra a Seleção do Olympia do Paraguai. “É uma das mais belas Arenas do Mundial deste ano e vai potencializar e devolver a importância do Futebol de Mato Grosso”, comemorou o governador.
Também será concluído, conforme Silval Barbosa, o Fan Fest, que está sendo preparado para receber as estruturas temporárias que receberão shows, lojas e etc. Foi firmada uma parceira com o Sindicato Rural de Cuiabá e ele está responsável pela execução da obra.
O governador lembrou que somente parte das obras de mobilidade urbana estarão prontas, mas garantiu que isso não vai prejudicar o Mundial de Futebol. “Meu governo vai até 31 de dezembro deste ano e vou entregar a quase totalidade das obras, que nos últimos anos geraram mais de 40 mil empregos e vão transformar Cuiabá, Várzea Grande e Mato Grosso”.
Segundo ele, o Consórcio VLT executa intervenções nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, se estendendo para Cuiabá, passando pela Ponte Júlio Müller, na região do Porto. Nos canteiros de obras são executados turnos diurno e noturno, conforme o cronograma de cada frente de serviço. Entre as atividades realizadas no período noturno estão terraplenagem e pavimentação.
Já o Viaduto Dom Orlando Chaves, que interliga parte da Av. da FEB a Av. Miguel Sutil em Cuiabá, já tem a base da pista pronta. As atividades se concentram na terraplanagem para o encabeçamento da estrutura (terra armada) do lado direito do viaduto no sentido Várzea Grande – Cuiabá, para quem segue pela Avenida da FEB. Este acesso é fundamental para quem vai do Aeroporto até a Arena Pantanal.
Na trincheira Verdão/Santa Isabel o tratamento das paredes da trincheira (fase de acabamento) continua. A pista da nova estrutura receberá ainda uma camada de polímero, composto químico indicado para regiões de alta temperatura e elevado fluxo de veículos. O local já conta com a iluminação em LED. “Esta é uma das obras que estará pronta e atendendo as demandas da Copa”, disse o governador.
Parte da Matriz de Responsabilidade, os Centros Oficiais de Treinamento (COT) não estarão totalmente concluídos, mas em condições de uso para atender a demanda. São dois COTs, sendo um no Pari, em Várzea Grande, e outro em Cuiabá,na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“Estamos nos empenhando para que até o final deste mês as duas e importantes obras estejam concluídas, mas com certeza elas estarão em funcionamento operacionalmente, pois algumas partes estarão concluídas e outras não”, explicou o governador
Silval Barbosa assegurou que mesmo após o final do Mundial de Futebol, as obras terão continuidade e enquanto durar seu mandato, o compromisso assumido com todos os mato-grossenses será cumprido.
GD