Tangará da Serra: Governo estuda implantação de sistema de captação de água no Sepotuba
Representantes do Governo de Mato Grosso estarão em Tangará da Serra nesta terça-feira para somar esforços no enfrentamento da crise hídrica que assola o município há praticamente um mês. A confirmação é do deputado estadual Wagner Ramos, em entrevista à Rádio Tangará agora pela manhã.
Uma das intenções é avaliar a possibilidade de instalação de um sistema emergencial de captação de água do rio Sepotuba. Técnicos do estado farão um levantamento do local adequado para captação no principal rio da região e que tipo de equipamento teria de ser instalado, que deverá consistir numa bomba potente com motor estacionário para acionamento. “O governo não descarta a possibilidade de instalar um sistema permanente de captação no Sepotuba”, disse Ramos.
O parlamentar confirmou que o Paiaguás autorizou o envio, até amanhã (26.10), de 20 caminhões-pipa à cidade, onde já vigora decreto de situação de emergência devido à falta de água na região.
Ontem, o governador Pedro Taques recebeu os deputados estaduais que representam a região, Saturnino Masson e Wagner Ramos, além do líder do Governo aa Assembleia Legislativa, deputado Dilmar dal Bosco, para uma reunião sobre o assunto.
Na ocasião, o secretário-adjunto da Defesa Civil, no âmbito da Secretaria de Cidades, coronel Abadio José da Cunha, apresentou um levantamento realizado no reservatório em Tangará da Serra. “Encaminhamos nossos técnicos ao município e montamos uma estratégia de abastecimento. Vamos fazer um contrato emergencial pela Secretaria de Cidades para enviar os caminhões-pipa”, explicou o coronel, que já está em Tangará da Serra e se reuniu com o Executivo Municipal na tarde de ontem.
O secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, também confirma a presença do governo no município para o enfrentamento à estiagem. “No primeiro momento, serão enviados os caminhões-pipa de Cuiabá a Tangará da Serra carregados. Depois, estes mesmos caminhões ficarão na cidade, levando água do Rio Sepotuba até encher o reservatório na cidade. É uma distância de aproximadamente 15 quilômetros”, explicou.
Dragas
O deputado estadual Wagner Ramos também confirmou a obtenção de duas dragas para captação de água em rios e represas na cidade. Ele disponibilizou os equipamentos através de empréstimo de uma empresa localizada em Arenápolis.
Segundo o deputado, as dragas serão de grande utilidade, já que ambas tem capacidade de encher um caminhão-pipa de 35 mil litros em 15 minutos. Estes caminhões-pipa levarão a água captada ao reservatório do Samae na Vila Alta para distribuição à população.
BemNotícias