Taques “apara” rusgas em reunião com grupo; Lúdio e Julier percorrem municípios
Os pré-candidatos ao governo percorrem os municípios para consolidar seus nomes. Definição ocorre até 30 de junho, prazo máximo para a realização das convenções. O único que não deve realizar visitas é Pedro Taques (PDT), do bloco de oposição (PDT, PSB, PSDB, DEM, PPS e PV). Ele cessou a peregrinação para aparar rusgas dentro do grupo oposicionista, visto que a tentativa de cooptar o PR causa discórdia, principalmente, com o DEM.
Isso porque, os democratas querem a reeleição do senador Jayme Campos e os republicamos preferem o nome do deputado federal Wellington Fagundes ao Senado. Diante disso, Taques apressou para marcar uma reunião com o bloco, nesta segunda (12) como tentativa de acalmar os ânimos, bem como apresentar as propostas do PR feitas na última reunião com líderes da sigla e com o pedetista.
Enquanto o bloco de oposição ao Governo Silval Barbosa (PMDB) coloca panos quentes nas discussões internas, os pré-candidatos da base, Lúdio Cabral (PT) e Julier Sebastião da Silva (PMDB), visitam municípios para tentar consolidar seus nomes. Um deles deve ser escolhido como representante situacionista para enfrentar as eleições na majoritária. Ambos compõem o bloco governista (PMDB, PT, PSD, Pros, PC do B, PRB e PSC).
O petista visita hoje (10) Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu, que ficam na região Araguaia do Estado. Esta comitiva começou na sexta (9) com intuito de discutir com a população a proposta de governo e as reivindicações. Lúdio já visitou 63 dos 141 municípios desde janeiro. Ele planeja alcançar todo o Estado durante a pré-campanha e ir pelo menos mais uma vez a todas as cidades entre julho e outubro, se for escolhido o candidato após as convenções.
Julier, por sua vez, estará presente em Santo Antônio do Leverger e em Barão do Melgaço, ambos na Baixada Cuiabana. Estas visitas serão feitas nos encontros municipais do partido. O principal incentivador da pré-candidatura do ex-juiz, deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), também estará presente para alavancar Julier.
Para tentar consolidar sua pré-candidatura nas convenções, daqui a um mês, bem como alavancar seu nome nas pesquisas, Julier deve discursar para o cidadão o que, segundo ele, é o melhor legado que o Estado tem, além dos incentivos em políticas públicas. O peemedebista, na próxima semana, deve percorrer Sorriso, Pontes e Lacerda, Araputanga, Cáceres e Sinop.
Já o pré-candidato pelo PTB, Luiz Antônio Pagot, afirma que espera uma definição da Executiva, além da reunião de segunda para avaliar qual será o cenário das eleições para este ano. Depois a sigla deve tomar uma decisão e começar a visitar os municípios ou aderir ao projeto da base governista ou do bloco da oposição.