Política

Taques toma posse como presidente de honra do Instituo Histórico e promete levar cultura local “além das fronteiras”

xSob o som de uma flauta, de um violão e dos aplausos dos mais importantes historiadores, geógrafos e escritores de Mato Grosso, o governador Pedro Taques (PDT) tomou posse como presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), na noite de terça-feira (28), na Casa Barão de Melgaço. A honraria é prevista em estatuto, como forma de aproximar o poder público da instituição.

“Essa é uma tradição secular que remonta a fundação do Instituto Histórico e Geográfico, em 1919. Assim, fica o convite para o governador agir em prol da história e da cultura do Estado, se aproximar do instituto e de seus membros”, afirmou o historiador João Carlos, presidente do IHGMT e ex-secretário de Estado de Cultura, em entrevista à imprensa.

E o chamamento de João Carlos foi respondido pelo governador. “A cultura de Mato Grosso não pode ficar escondida, comprimida as paredes da Casa Barão de Melgaço. Este governo irá contribuir para que a cultura de Mato Grosso se espalhe além das fronteiras”, disse Pedro Taques.

Outro problema abordado pelo governante é a atual falta de ensino sobre a história e geografia regional nas escolas. Quando o vestibular era utilizado ao invés do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o ingresso na Universidade Federal de Mato Grosso e questões da história local fazia parte da seleção, as escolas dedicavam parte do Ensino Médio para preparar seus alunos com teste conhecimento. Agora, com uma prova nacional, sem a regionalização, nada disso é explorado em sala de aula.

Fonte: Olhardireto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *