‘Toque de Recolher’ começa a vigorar; bares e boates não podem funcionar após às 23 horas
O ‘Toque de Recolher’ já está em vigor na cidade de Várzea Grande, desde a última terça-feira (8). A ‘Lei da Vida’, de iniciativa popular, proíbe que bares e restaurantes fiquem abertos depois das 23 horas. O objetivo é diminuir a violência no município e reduzir acidentes de trânsito causados por embriaguez. Vale ressaltar que a Lei teve vetos da prefeita Lucimar Sacre Campos (DEM), que foram derrubados pelo legislativo.
O projeto de ‘Toque de Recolher’, batizado como ‘Lei da Vida’, foi encabeçado pelo coronel Sérgio Coneza, que atua frente ao Comando Regional de Várzea Grande (CR2) e contou com quase 10 mil assinaturas recolhidas no período de 60 dias. A Lei estabelece que estabelecimentos comerciais que revendam bebida alcóolica na cidade, fechem depois das 23 horas.
Ao todo, 15 vereadores votaram favoravelmente ao projeto. Outros três, Miguel Baracat (PT), João Madureira (PSC), assim como presidente da Câmara Calixtro Lemes (PMDB) se abstiveram. Importante esclarecer que Lemes, por exercer a função de presidência, só votaria para desempate. Outros três parlamentares estavam ausentes da sessão.
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, havia feito alguns vetos no projeto, que foram derrubados pelos vereadores. Um dos vetos era para que os donos dos estabelecimentos supracitados não tivessem a obrigação de disponibilizar circuito fechado de videomonitoramento e segurança privada.
Alguns estabelecimentos poderão ter um alvará especial para que funcionem após este horário. Porém, os clientes devem estar em um ambiente fechado. Como o veto de Lucimar foi derrubado, os empresários são obrigados a ter circuito fechado de videomonitramento e segurança privada.
O projeto de iniciativa popular se respalda como sendo uma das estratégias para combater a criminalidade na cidade. O veto à comercialização de bebidas alcoólicas a partir desse horário, diminuem significativamente as ocorrências criminais, de acordo com a Polícia.
Olhardireto