TRE cassa mandato de Bezerra por “gabinete paralelo” de campanha
Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) cassou o mandato do deputado federal Carlos Bezerra (MDB), por gastos irregulares e omissão de despesas que teriam sido pagas pelo partido. Em julgamento realizado nesta terça-feira, 5 de abril, a Corte seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontou a existência de um ‘gabinete paralelo’ na campanha de Bezerra, para pagar gastos sem declarar na prestação de contas.
O relator do caso, Gilberto Bussiki, apontou que várias despesas foram omitidas da prestação de contas, incluindo gastos com pessoal, material gráfico e combustíveis. Ele aponta que havia uma espécie de ‘simbiose’ entre os recursos do candidato e do partido.
“Essa simbiose entre recursos do candidato e do órgão partidário não contabilizados na prestação de contas, revela que houve ocultação de receitas corriqueiramente na campanha de Carlos Bezerra. O cenário de omissões se releva tão gravoso, que a equipe técnica não tem registro de serviços voluntários estimados e nenhum serviço doado por pessoa física”, diz trecho do voto.
Fonte: estadaomatogrosso