DestaquesPolícia

Trio é preso após imagens de pesca irregular circularem nas redes sociais

Homens chegaram a alegar que o vídeo tinha sido feito em 2014.
Pescadores argumentaram que os animais seriam usados para pesquisa.

pescadorTrês homens foram detidos pela Polícia Militar na terça-feira (8), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, após imagens deles pescando com rede durante o período proibitivo circularem nas redes sociais. Eles pescavam com uma documentação irregular e afirmaram que o vídeo tinha sido feito em novembro de 2014, período, porém, em que a piracema estava em vigor. O trio foi liberado e deverá responder por crime ambiental.

A pescaria aconteceu na região conhecida como Rodovia do Peixe e a Polícia Militar identificou o grupo após receber informações anônimas de uma comunidade ribeirinha. Eles eram conhecidos na região porque tinham uma empresa de piscicultura.

Segundo o major Ernesto Xavier Junior, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Rondonópolis, os homens justificaram que estariam pescando os peixes para fazer pesquisas de reprodução. O documento que eles apresentaram, porém, não dava essa autorização.

Eles entregaram um ofício que pedia a autorização para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para que a pesca fosse realizada. Era apenas um pedido deles, não tinha a assinatura de ninguém da secretaria. Eles acharam que com esse documento poderiam realizar o pescado”, explica.

O major afirma que um dos suspeitos já responde a um processo por pesca irregular em 2008. Na época, o homem chegou a apresentar um documento semelhante pedindo autorização para tentar justificar a ação.

“Esse crime de pesca irregular cabe fiança e, além disso, eles não foram pegos em flagrante. Por causa disso, eles foram liberados. Os três, porém, foram autuados com uma multa de R$ 20 mil. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que deve abrir um inquérito e decidir se eles serão levados à Justiça”, argumenta o major.

No vídeo que circulou pelas redes sociais, os homens comemoram as capturas. É possível verificar os pescadores capturando pelo menos sete animais. Em vários trechos eles se espantam com o tamanho dos peixes.

G1-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *