Variedades

Unemat completa 39 anos de fundação

ReproduçãoA Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) completa,  39 anos de fundação desde sua criação como Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC), em 1978. Nesse período, a Instituição viveu diversos momentos e teve várias nomenclaturas a fim de atender as exigências legais até se tornar Unemat, em 1993.

A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo reuniu hoje, em Cáceres, alguns dos ex-reitores em um ato que lembrou o aniversário de fundação da Instituição. Entre os presentes estavam a imortal da Acadêmica Mato-grossense de Letras, professora Olga Castrillon, professora Neuza Zattar, professora Rosa Maria, professor Arno Rieder e professor Taisir Karim.

A solenidade aconteceu na abertura dos trabalhos do Seminário Regional de Cáceres do 3º Congresso Universitário. Os ex-reitores lembraram que a Unemat, mesmo antes de ser estadualizada e se tornar universidade, sempre desejou estar presente em todo o Estado oportunizando a sociedade o acesso ao ensino superior público e gratuito.

A reitora da Unemat lembrou que hoje é preciso comemorar os avanços que a universidade conquistou, mas é fundamental continuar sonhando e proporcionando a presença da Unemat. “É preciso que a sociedade entenda e defenda a Unemat como patrimônio da população mato-grossense”, diz Ana Di Renzo.

Na oportunidade, foram apresentados à comunidade acadêmica os preparativos para homenagear os 40 anos da Instituição, em 2018. Entre as ações, foi criado um selo comemorativo que será utilizado junto com a logomarca da Unemat e que preserva as cores da bandeira do estado.

Nossos números- Atualmente a Unemat conta com aproximadamente 22 mil alunos que estão em 189 cursos de graduação, que inclui turmas únicas, cursos na modalidade a distância, educação indígena. A universidade conta com 17 programas de mestrados (institucionais, profissionais e em parceria com outras universidades), 11 doutorados (institucionais, em rede e em parceria com outras universidades) e está presente com alguma estrutura física em 42 municípios de Mato Grosso. Para atender essa demanda a instituição conta com cerca de 680 servidores técnico-administrativos e cerca de 1.200 servidores docentes, sendo que mais de 80% dos professores possuem mestrado e ou doutorado.

 

Fonte Pioneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *