Destaques

Vigilância confirma rotavírus como causador de surto em Tangará

3A rede municipal de saúde continua recebendo mais de 200 notificações semanais de pacientes com sintomas de virose gastrointestinal. Os casos começaram a aparecer há mais de um mês.

Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica recebeu os primeiros resultados de exames confirmando que a causa é o rotavírus.

Ela voltou a explicar que não se pode atribuir a via de transmissão à água. “As três amostras que enviamos para Cuiabá retornaram identificando como rotavírus como previmos no início. Se trata de uma infecção viral, mas a via de transmissão não podemos garantir que seja da água. O vírus pode ser transmitido de pessoa – pessoa, através da via fecal-oral, através de utensílios compartilhados ou pela água. Não podemos afirmar que a via de transmissão é pela água”, afirmou Juliana Herrero, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município.

A Coordenadora destacou que a prevenção se dá principalmente com medidas de higiene. “A lavagem das mãos é a condição mais eficaz para cessar esta transmissão. Lavar e cozinhar bem os alimentos e em relação a água, bebe-la filtrada ou fervida”.

Sintomas

O rotavírus é uma doença causada por sete tipos diferentes de sorotipos da mesma espécie microbiana. Porém, apenas três infectam o ser humano. Os principais sintomas são diarréia – que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse.

Fonte: Rádio Pioneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *