Política

Hospital que atende 10 cidades de MT suspende serviços por falta de verba

hospital de diamantinoO hospital público São João Batista, no município de Diamantino, distante 209 km de Cuiabá, suspendeu todas as cirurgias eletivas e internações por falta de médicos. A unidade de saúde atende moradores de 10 cidades na região e os pacientes que necessitam desses serviços são encaminhados para hospitais da Grande Cuiabá. Os atendimentos não são realizados há um mês, segundo a administração do hospital, devido a falta de repasse de verba do governo estado.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que uma reunião deverá ser realizada entre representes do órgão e da prefeitura de Diamantino para discutir a situação. O atraso no repasse de recursos também foi confirmada pela assessoria ao G1 e teria ocorrido por conta de problemas contratuais entre o governo e o hospital, nma gestão anterior.

“É uma situação complicada. Os médicos estão sem receber há três meses e sem condições de continuar com o atendimento à população. Estamos sem repasse desde o mês de janeiro e a dívida acumula com os nossos fornecedores. Ficamos de mãos atadas”, declarou a diretora do Hospital São João Batista, Sheila Gomes.

Ela explica que a unidade tinha 8 médicos plantonistas, sendo obstetra, cirurgião, ortopedista, anestesista e ginecologista. Com a suspensão do atendimento, os 43 leitos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), estão vazios e sem poder receber pacientes. “Até mesmo as pacientes que vão realizar partos cesárea estamos encaminhado para hospitais de Cuiabá”, completou.

A diretora disse que mensalmente o hospital recebia o valor de R$ 419 mil do governo. Porém, o valor não foi confirmado pela secretaria estadual. Também estão suspensas as marcações de consultas e há o risco de que as atividades ambulatoriais fiquem paralisadas.

G1-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *