Propriedade rural de Capão Verde é exemplo de recuperação de áreas permanentes
No dia 14/10, o técnico extensionista da EMPAER do distrito de Capão Verde, município de Alto Paraguai, Oscar Victor, participou de uma visita técnica com os alunos do 2? e 3? Ano e professores da Escola Estadual Henrique José de Trindade, na pequena propriedade rural do senhor Adolfo Cirino, para conhecer uma área que teve a vegetação nativa recuperada nas áreas de preservação permanente, há 15 anos.
O projeto contou com aporte financeiro a participação de uma equipe de ONGs internacionais para a conservação de recursos naturais e com apoio do ICV (Instituto Centro de Vida). No ano de 2009 foram realizadas palestras em diversas comunidades rurais nos municípios de Diamantino, Nortelândia e Alto Paraguai, que fazem parte da cabeceira do rio Paraguai, para preservar APPs dessa bacia tão importante para o Pantanal.
O senhor Adolfo contou que resolveu abraçar o projeto, realizando o plantio direto de sementes de árvores nativas no sistema MUVUCA, no ano de 2011, com o consórcio de leguminosas como; feijão Guandu, crotalária, girassol e feijão de porco, tudo isso para adubação verde e proteger as espécies nativas nascidas.
Foram feitos trabalhos de reflorestamento em uma nascente e, hoje, alunos, professores e o técnico da EMPAER visitaram a propriedade para coleta de sementes de árvores nativas e fazer uma MUVUCA, e aplicar com algum produtor que queira fazer o mesmo. “O motivo dos rios estarem secando não é só a falta de chuvas e sim as nascentes que estão desprotegidas”, destacou Oscar.
O local está bem reflorestado, onde foram avistados rastros de anta com filhotes e, conta atualmente, com diversas caixas de abelhas na reserva com produção de mel.
Oscar salienta que esse projeto é fundamental para promover uma mudança significativa no cenário que estamos enfrentando. Os exemplos que mencionou, como o do senhor Adolfo Quirino, demonstram claramente a necessidade de ação.
“Precisamos unir esforços para implementar soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas e que possam inspirar outros a seguir o mesmo caminho. Juntos, podemos transformar essa realidade e criar um futuro melhor para todos”, concluiu Oscar.
Da redação