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Em plena segunda-feira, deputado Chico Guarnieri lota audiência pública em Barra do Bugres

Evento foi realizado na Câmara Municipal para debater as obras da MT-246 com a população e representantes dos municípios vizinhos

O plenário da Câmara Municipal – Palácio Carmem Casasus, em Barra do Bugres, ficou completamente lotado nessa segunda-feira (05.05), para a audiência pública que debateu as obras da MT-246. A realização do evento foi solicitada pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) para apurar o andamento do projeto previsto no Programa de Exploração Rodoviária (PER) da MT-246, de responsabilidade da Via Brasil Concessionária de Rodovias. A reunião contou com representantes dos municípios vizinhos e também a população em geral.

A rodovia integra o chamado Lote II da concessão estadual, com extensão de aproximadamente 233km, que abrange também as MTs 343, 358 e 480, todas sob administração da Via Brasil desde setembro de 2021. No entanto, passados quase quatro anos, o deputado Chico Guarnieri afirmou que “praticamente nada foi feito”, especialmente em pontos críticos como o perímetro urbano de Barra do Bugres, onde acidentes graves e fatais são registrados com frequência.

Uma dessas ocorrências, inclusive, foi registrada no domingo (04.05). O acidente entre um caminhão e um carro de passeio, próximo ao trevo de Porto Estrela, resultou em duas vítimas fatais. Ali, de acordo com o projeto da concessão, deveria ter uma rotatória, do tipo vazada. Esse modelo, argumentou Chico Guarnieri, contraria as normativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“Queremos uma rotatória fechada e segura, como determina a legislação moderna. Não dá para aceitar soluções ultrapassadas com vidas sendo perdidas. Quantas vidas mais vão precisar ser perdidas para que essa obra saia do papel?”, questionou o parlamentar.

Em outro trecho da rodovia, já dentro da cidade de Barra do Bugres, a previsão do contrato é de implantação de uma multivia, ou seja, uma espécie de duplicação, na avenida Marechal Rondon. Essa duplicação é estratégica não apenas para o município, mas para toda a região médio-norte e noroeste do Estado. A pavimentação da MT-247, que vai interligar Diamantino a Lambari D’Oeste passando por Barra do Bugres, deve intensificar significativamente o tráfego na Marechal Rondon, inclusive de veículos pesados como bitrens e caminhões de nove eixos. Segundo o deputado, isso tornará ainda mais urgente a readequação da infraestrutura viária urbana.

“Hoje, quem sai de Diamantino e quer chegar em Lambari percorre mais de 500 km por rotas alternativas. Com essa nova ligação, a distância será reduzida para 246 km. Isso é ótimo para a logística, mas sem duplicação, Barra do Bugres se tornará um gargalo perigoso e intransitável”, alertou, Chico Guarnieri.

A cobrança das melhorias foi endossada também pela prefeita de Barra do Bugres, Maria Azenilda Pereira e presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Chaveiro, além de Martinho da Silva Mendes, presidente da Associação Comercial e Industrial barra-bugrense e Dante Petroni Neto, representante da Usina Barralcool e a promotora Kelly Cristina Barreto. Os prefeitos de Nova Olímpia e Porto Estrela, Ari Cândido e Márcio Pescador, respectivamente, o vereador de Tangará da Serra, Horácio Pereira e Vando Santos Souza, parlamentar municipal de Denise também marcaram presença.

O diretor regulador de Transporte e Rodovia da Agência Estadual de Regulação (Ager), José Ricardo Elias, confirmou que o trecho urbano de Barra do Bugres está, de fato, previsto para execução até setembro de 2025, mas admitiu que há estudos em andamento para redefinir parte do projeto, devido ao impacto social e urbanístico. Segundo ele, este é o momento adequado para realinhamentos contratuais, já que o contrato está em sua revisão ordinária, conforme previsto.

“Ainda não consideramos que há atraso, porque o prazo ainda não foi vencido. Mas estamos discutindo ajustes e alternativas junto à Via Brasil, Ager e prefeitura, especialmente diante das desapropriações envolvidas”, explicou Natália Osorski, superintendente de Gestão de Concessões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra).

Renato Beltran, representante da Concessionária Via Brasil, reconheceu a preocupação da população e das autoridades locais com os prazos e impactos sociais, mas reforçou que a empresa está cumprindo o cronograma contratual dentro dos prazos estipulados e que eventuais ajustes estão sendo discutidos com os órgãos competentes.

ASSECOM – por Natália Araújo
Foto: Luiz Alves / ALMT