Destaques

15 alunos se formam em Oficina de Viola de Cocho em Barra do Bugres

IMG_3053Encerrou-se na última sexta-feira (28) o curso de Confecção de Viola de Cocho proposto pelo professor Manoel José Faria Oliveira, popularmente conhecido por ‘Maninho’.

O curso teve duração aproximada de 45 dias com participação de 15 alunos da cidade de Barra do Bugres sob a responsabilidade do oficineiro Rosalino Aluizio Magalhães e monitor-auxiliar Alcides Ribeiro dos Santos e também com o apoio voluntário de José Mariano de Souza e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura através do PROAC – Programa de Apoio a Cultura.

O professor Manoel José Faria Oliveira (Maninho), responsável pela estruturação física e idealizador do projeto, relatou as dificuldades para se realizar um curso como esse, que contribui para o enriquecimento cultural do Estado e do município, divulgando e ensinando como se fabrica o instrumento da cultura popular, a viola de cocho, genuinamente Matogrossense. “Para se fabricar a viola de cocho é necessário, além de ferramentas e oficineiros entendidos, a madeira que é a única e principal matéria prima usada nessa fabricação. Regularmente há a necessidade de conseguirmos uma madeira legal e foi com muita dificuldade, mas graças à Deus tudo saiu perfeitamente bem.”, disse o professor. Maninho explicou que além de ser um instrumento usado para acompanhar musicalmente danças típicas de nosso Estado, a viola de cocho vem sendo muito usada como ornamento em esIMG_3021critórios, restaurantes, residências, “Isso faz com que ela seja comercializada como lembrança de Mato Grosso e presenteadas à outras pessoas que moram em outros Estados, consequentemente há uma divulgação muito importante de nossa cultura, fundamental para mantê-la viva”, explicou Maninho.

Dezenas de violas de cocho foram confeccionadas pelos alunos em aprendizado. Essas violas foram entregues juntamente com o certificado de conclusão do curso aos alunos e também presenteadas às autoridades no local, entre elas, o Secretário, então ainda de Turismo, Jorge Luiz Piassa, a Secretária de Educação Ivone Rocha, a Coordenadora do Departamento de Cultura do município, Maria Meiato. Também esteve presente o mundialmente conhecido Alcides Ribeiro dos Santos, famoso pela técnica empregada na fabricação de violas de cocho que também contribuiu auxiliando no projeto, “É importante dar continuidade em nossa cultura, não deixando ela morrer e conscientizar as pessoas sobre a importância de nossa tradição de raiz”, lembrou Sr. Alcides que já ensinou a técnica em vários países.

IMG_2949No decorrer da solenidade de encerramento da oficina, o grupo de dança de Siriri ‘Me Chama Que eu Vou” fez uma apresentação aos presentes. O Grupo é coordenado pelo professor Manoel José Faria Oliveira (Maninho) e vem realizando apresentações constantes na maioria de eventos culturais realizado não só em Barra do Bugres mas também em outros municípios do Estado, em eventos de caráter esportivos e sociais.

A Oficina teve o opoio de Walter Hayasaki (Cirurgião Dentista), Joari Arantes, CNA (Inglês Definitivo), Prefeitura de Barra do Bugres – Secretaria de Educação – Departamento Municipal de Cultura – Secretaria de Turismo – Secretaria de Obras, Site Plug News.

Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *