Destaques

Construção de PCHs no Rio Juba será debatida hoje na audiência pública em Barra do Bugres

3037902Na noite desta terça-feira, 17, o anfiteatro do Campus da Unemat de Barra do Bugres será sede da audiência publica sobre a construção de mais uma PCH no Rio Juba. Durante a audiência serão apresentados os projetos e os estudos ambientais das Pequenas Centrais Hidrelétricas nos municípios de Barra do Bugres e Tangará da Serra.

A audiência será coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), execução será do Grupo Brennand que apresentará, especificamente, as informações sobre os processos PCH Corredeira, Usina Velha e Tapirapuã.

O Sepotuba é um importante rio da Bacia do Alto do rio Paraguai, sendo um dos principais afluentes na formação do pantanal. O rio nasce no norte do estado, estando suas nascentes situadas nas escarpas da Chapada dos Parecis considerada como divisor de águas entre as Bacias Amazônica e a Bacia do Paraguai.

26275668A bacia hidrográfica do Rio Sepotuba representa cerca de 1% da área do estado de Mato Grosso, possui inúmeras quedas d`água, entre elas a cachoeira do Juba, além de um enorme potencial pesqueiro e turístico.

Na último dia 14 foi realizado na sede da Colônia Z10 uma reunião para antecipar as informações que acerca a audiência, contando inclusive com a participação de membros do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas e Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais.

Na oportunidade considerou a audiência publica de grande importância para a população, haja visto que a comunidade estará tomando conhecimento sobre o impacto ambiental, social, na geração de emprego e renda e na diminuição da pesca e do turismo de pesca na região.

Por Nilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *