Opinião

Coisas do momento

ALFREDO DA MOTA MENEZESEm cinco anos, entre 2009 e 2014, a folha de pagamento no estado cresceu 72% e a arrecadação apenas 48%. Uma diferença de 24%. O problema foi criado no governo Maggi quando em 2009 se estabeleceu o aumento dos salários pelo INPC automático todo dia primeiro de maio. Quando funcionários fazem greve estão pedindo um segundo aumento, o outro é automático.

Isso atrapalhou o governo Silval e ameaça o atual. Usa-se o Fethab para pagar salário para cobrir aquela bomba econômica e politica. É política porque os funcionários não vão permitir alguém mexer no INPC automático.

Outra bomba foi a informação de que a Aprosoja, Famato e Acrimat receberiam dinheiro do Fethab. Foram elas que entraram na Justiça para derrubar o repasse de dinheiro do Fethab para outros fins, incluindo pagar salários.

Falei sobre isso e recebi nota de esclarecimento da Aprosoja dizendo que os recursos para sua gestão teriam origem nos Fundos de Apoios à Cultura da Soja, Bovinocultura e Madeira de acordo com a lei 7.263/2000. É a lei que criou o Fethab. Ali reporta à lei 7.292 de 28.6.2000 que dá nova redação a dois artigos citados na lei 7.263. Esse assunto vai render ainda muitos comentários e confusão.

Outro assunto. Será que os deputados estaduais aumentariam a verba indenizatória deles de 35 mil reais para 60 mil?

“A relação PMDB com o governo Dilma sofreu novo abalo. O PMDB conseguiu aprovar este ano no Congresso uma lei que atrapalhava a criação de novos partidos”

Deputados ganham uns 20 mil reais já livre de Imposto de Renda como salário. Recebem também verba de gabinete, onde não tem Imposto de Renda, e receberiam ainda 60 mil de verba indenizatória também sem Imposto de Renda.

Outro dia a mídia publicou os salários de mandatários mundiais. Cito dois: Dilma Rousseff recebe 120 mil dólares por ano ou dez mil por mês, algo como 32 mil reais. Barack Obama, o que recebe mais no mundo, ganha 400 mil dólares por ano.

Deputados em MT, juntando tudo, passariam a receber uns 100 mil reais livres por mês ou 30 mil dólares ou 400 mil dólares por ano com o 13º. Receberiam mais que o dirigente mais poderoso do mundo depois de descontar 20% de Imposto de Renda dos 400 mil do Obama.

Uma de Brasília. A relação PMDB com o governo Dilma sofreu novo abalo. O PMDB conseguiu aprovar este ano no Congresso uma lei que atrapalhava a criação de novos partidos. E, se o partido fosse criado, só poderia fundir com outro em cinco anos.Atirava em Gilberto Kassab que tentava criar o PL e fundi-lo com o PSD.Temem os peemedebistas que essa fusão tomaria o lugar do PMDB no governo do PT.

Gentes ligadas ao Kassab registraram o PL no TSE na terça feira, dia 24. A presidente Dilma sancionou a lei aprovada no Congresso um dia depois. Deu tempo aos novos amigos para fazerem o registro.

Não foi jogo combinado? Você quer ver escuta, como o PMDB, por esse e outros motivos, vai atazanar a vida política da Dilma.

ALFREDO DA MOTA MENEZES é historiador e analista político.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *