Prefeitura e Governo irão formar agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar
Em articulação com a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, representantes do PEAAF – Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar estiveram esta semana em reunião com a Secretaria de Turismo e Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Educação com o objetivo de implementar o Programa no Município.
O Programa foi desenvolvido e destinado ao público da Agricultura Familiar, visando o desenvolvimento der ações educativas que busquem a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, apoiando a regularização ambiental das propriedades rurais.
O programa vem, desde sua criação, apoiando processos educacionais críticos e participativos que promovem a formação, capacitação, comunicação e mobilização social a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis.
A proposta pedagógica do PEAAF
Educação Ambiental em processos de ensino-aprendizagem que envolvam assuntos de interesse e que contemplem o tripé ‘ser humano – sociedade – natureza’. No município de Barra do Bugres o projeto disporá 30 vagas para as comunidades dos assentamentos Jatobá e Paulo Freire onde formarão agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar para mobilizar as comunidades dos assentamentos para as questões ambientais e de sustentabilidade.
A preferência dessa formação são para pessoas com escolaridade mínima no nível fundamental com interesse pela autonomia e sustentabilidade da comunidade, jovens entre 16 e 29 anos. As inscrições serão por ordem de chegada e ainda estarão abertas na Prefeitura de Barra do Bugres, no Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Turismo do Município.
Texto/Foto: Marcos Parada