Destaques

Terremoto pode custar US$ 10 bilhões e atrasar economia do Nepal em mais de uma década

katmandu.jpg4katmandu.jpg3Powerful earthquake hits NepalO terremoto que atingiu o Nepal e matou mais de 4 mil pessoas jogou o país pode ter atrasado a economia do país em pelo menos uma década,
katmandu.jpg5segundo um economista local. Os tremores constituiram o pior episódio do tipo no país desde 1934.

Prédios, cidades, estradas, templos e sedes da indústria acabaram destruídos, provocando um prejuízo que poderia chegar a até US$ 10 bilhões, estima a agência americana de geologia.

— Quase cem tremores nas últimas 24 horas nos jogaram uns 50 anos atrás em termos de dano à infraestrutura. Não sabemos ainda o quanto as represas e os geradores hidrelétricos aguentam — apontou Mukesh Khanal, economista do setor de desenvolvimento e infraestrutura. — O que foi avariado terá de ser destruído e refeito, então isto implicaria em uma redução na produção de eletricidade nos próximos anos.

O Nepal já é um dos países mais pobres do mundo, e avaliava conseguir chegar até 2022 como um país emergente. O PIB local, no entanto, já avançava a passos muito mais lentos que os dos vizinhos, por conta de problemas como uma grande taxa de desemprego e conflitos políticos internos.

Um dos principais atrativos do país, o turismo deve ser radicalmente afetado pelo terremoto: mais de 50% da economia local vem dos serviços, entre eles a hotelaria, restaurantes e comércio. Mais de 80% das áreas atingidas pelos tremores têm atividades turísticas como principal tarefa econômica, e pelo menos 500 mil nepaleses trabalham no turismo.

Atualmente, o Nepal é o 145º país em ranking de desenvolvimento humano.

 

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *