Política

Em Brasília, Neurilan vai a Marcha e reforça reforma de Pacto Federativo

neurilanO presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), prefeito de Nortelândia Neurilan Franga (PSD), está no Distrito Federal para participar da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento começa nesta segunda (25) e encerra na quinta (28), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) com extensa programação (confira aqui).

Segundo Neurilan, a principal pauta de reivindicações está relacionada ao Pacto Federativo, uma vez que alega que o modelo atual penaliza os municípios, porque inviabiliza a implementação de políticas públicas eficientes. “Na lógica atual, aumentam as responsabilidades dos municípios enquanto os repasses financeiros diminuem. Dessa forma, não existem condições para administrar os municípios com eficiência”, diz em entrevista ao Rdnews.

O Pacto Federativo será debatido na quarta (27). Ao longo do dia, várias autoridades estarão no CICB para discutir o tema. Conforme Neurilan, 18 governadores, incluindo Pedro Taques (PDT), já confirmaram presença. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além dos ministros das Cidades, Gilberto Kassab (PSD-SP), e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também estarão presentes. “Nossa esperança é avançar na discussão para possibilitar que os municípios retomem a capacidade de investir e beneficiar suas populações”.

Programação

O credenciamento dos prefeitos e vereadores acontece nesta segunda (25). Também estão previstas para hoje palestra com o tema “Os desafios para a implementação dos Consórcios Públicos Municipais” e várias Arenas Temáticas. “À noite, participo de reunião com os presidentes das associações estaduais de municípios para afinar o discurso”, revela Neurilan.

A sessão solene de abertura está marcada para às 9h de terça (26). Na ocasião, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, dará boas-vindas aos presentes e ministrará uma palestra sobre as Propostas do Movimento Municipalista. No período da tarde, está programado o debate sobre a Reforma Política e a posse da Diretoria da CNM para o triênio 2015-2018. Várias arenas temáticas estão previstas durante o dia.

O último dia de Marcha, na quinta, começa com uma palestra sobre “A Força do Poder Legislativo no Movimento Municipalista”. Às 10h30 haverá um Informe do governo federal com a participação de ministros. O encerramento será às 12h, com a Leitura da Carta da XVIII Marcha, feita pelo presidente Paulo Ziulkoski.

RDNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *