Política

Quase 73 mil títulos eleitorais são cancelados após biometria em MT

Levantamento foi divulgado pelo Tribunal Eleitoral pela revisão biométrica.
Dos 141 municípios de MT, apenas 22 já passaram pelo recadastramento.

bdp_1606_biometria_frameMais de 72,5 mil títulos eleitorais foram cancelados, em Mato Grosso, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), por irregularidades apresentadas nos últimos cinco anos. O levantamento foi feito por meio da revisão do eleitorado com uso da biometria, que visa garantir a lisura no processo eleitoral, de acordo com o órgão.

O título é cancelado quando se deixa de votar sem justificativa nas eleições, quando o eleitor não comparece em convocações do Tribunal Regional Eleitoral para atualização de cadastro e quando há revisão para atualização tecnológica do processo pelo órgão. Dos 141 municípios mato-grossenses, 22 já passaram pela revisão do eleitorado com cadastramento biométrico, aponta o Tribunal. Levando em conta somente estes municípios onde a revisão foi concluída, o estado possui as informações biométricas de 339,7 mil eleitores.

Atualmente a revisão biométrica ocorre nos municípios de Primavera do Leste e Nortelândia, distante 239 km e 254 km de Cuiabá, respectivamente. O órgão informou ainda que, neste ano, a revisão do eleitorado com biometria já deverá ser realizada nos municípios de Araguainha, Torixoréu e Nova Brasilândia.

A desembargadora e presidente do TRE, Maria Helena Póvoas, ressalta a importância da depuração do cadastro de eleitores e ressalta que o eleitor precisa votar onde reside ou no município com o qual mantém forte vínculo. “Quem sabe o que é melhor para a sua cidade é o cidadão que nela reside. O eleitor consciente não pode se sujeitar a transferir seu título para outra cidade, com a qual não mantém vínculo, apenas para beneficiar determinado candidato”, pontuou.

O primeiro município a passar pela biometria foi Campo Verde, no ano de 2010. Pelo levantamento do Tribunal, em média, após a conclusão da revisão em determinado município, de 20% a 30% dos títulos são cancelados.

Rondonópolis é o município com maior número de eleitores já cadastrados biometricamente. O trabalho foi iniciado no mês de abril de 2013, quando a Justiça Eleitoral contabilizava 139,2 mil eleitores aptos a votar. A revisão foi concluída em fevereiro de 2014, sendo que 24,6 mil títulos foram cancelados. Atualmente, após transferências de títulos e alistamento de novos eleitores, Rondonópolis possui 138,1 mil eleitores.

Sem obrigatoriedade de comparecimento
A coleta de dados biométricos também ocorre em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, mas sem a obrigatoriedade do comparecimento do eleitor, por enquanto, conforme a Justiça Eleitoral. Nestes municípios o atendimento da biometria está acontecendo de forma ordinária, de acordo com a demanda espontânea dos cartórios eleitorais.

O comparecimento só será obrigatório em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop quando o TRE-MT anunciar a revisão do eleitorado nestas cidades. Ainda não há data definida para o início deste serviço.

Além deles, o cadastro não obrigatório terá início em Tangará da Serra, Cáceres, Sorriso, Barra do Garças, Alta Floresta e Mirassol D’Oeste.

G1-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *