Ônibus das Usinas Itamaraty pelo fogo no distrito de Progresso
O fato foi registrado na madrugada desta terça-feira (13), por volta da 1 hora no distrito de Progresso, município de Tangará da Serra. O ônibus da cor azul, placa GVE-9217, de Nova Olímpia, com 38 passageiros seguia Usinas Itamaraty sentido Tangará da Serra, quando pegou fogo.
De acordo com o motorista, Manuelito Santos de 58 anos, ele percebeu o cheiro estranho nos freios e parou, mas não deu tempo de apagar o fogo.
“Quando eu vinha nos quebra-molas, cheirou faixa, daí parei, mas já estava pegando fogo nos pneus. O tambor de água e o extintor não deu para apagar. Aí até o Bombeiro chegar, o fogo tomou conta. Tinha torno de 38 passageiros, deu tempo de salvar a todos e as malas. Foi um grande susto, primeira vez e espero que seja a última”, contou.
De acordo com a Capitã Poliana do Corpo de Bombeiros, duas guarnições foram deslocadas até o local para o caso de vítimas. “A ocorrência entrou para nós como incêndio em veículo, a princípio pensávamos que as pessoas ainda estavam presas, por isso a necessidade de deslocar as duas guarnições e quando chegamos, infelizmente o fogo já tinha se alastrado por todo o ônibus”.
A Capitã destacou que a atenção dos motoristas em todos os sinais dados pelos veículos, é muito importante para evitar danos maiores. Segundo ela, a atenção do motorista em parar rapidamente, nesse caso foi eficaz para que não houvesse vítimas.
“Quando chegamos, como o fogo já tinha se alastrado, o que fizemos foi o resfriamento e o combate. Algumas partes ainda conseguiram escapar, mas o ônibus está totalmente danificado. Não tivemos vítimas, graças a Deus. Os motoristas devem ficar atentos, porque normalmente o veículo dá algum sinal. Pelas informações repassadas pelo motorista do ônibus, o fogo teria começado na faixa de freio. Ele sentiu um cheiro estranho, superaquecimento ou travou os freios e infelizmente veio a pegar fogo nos pneus”, disse.
Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, o ônibus presta serviços para Usinas Itamaraty.
Fonte: Aline Schwaab com Heverton Luiz – Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira