O petismo e o risco Lula
Tem gente que odeia Bolsonaro, tem gente que odeia Cunha e tem gente que odeia Aécio. Não sou fã de nenhum dos três, mas acho Lula o político mais perigoso do país. E isso não tem nada a ver com a polarização irracional e futebolística da política. Vamos aos fatos:
Bolsonaro é ultraconservador (sim, eu sei que ele está lendo Mises. Mas deixa ele terminar de ler, compreender a mensagem e começar a aplicá-la antes de começarmos a chamá-lo de liberal), e às vezes diz umas coisas sem noção. Mas ele é mais inábil do que perigoso. Tem gente na política que pensa coisas muito piores, mas tem consciência de que não pode verbalizar tudo. Bolsonaro incomoda por despertar uma paixão fanática em seus seguidores, mas, pelo menos até o momento, nunca foi suspeito de corrupção, nem mostrou disposição (ou capacidade) para atropelar tudo e todos em nome de seu projeto de poder. *Aviso do Facebook: “Oi, Priscila! Informamos que você acabou de perder 2 mil seguidores. Outros 1,5 mil te xingarão nos comentários.” Mas ok, vamos seguir.
Eduardo Cunha é muito inteligente, esperto, conhece de trás pra frente todas as regras, regulamentações e atalhos da política do país. E usa tudo isso pro mal. É um corrupto sem escrúpulos, ninguém tem dúvidas. Mas nesse caso, não perderei um único seguidor no Facebook, pois Cunha não desperta paixões a favor. Nenhum brasileiro, exceto os de sua própria família (talvez nem eles), sairia hoje na rua para defender Eduardo Cunha. Quando sua hora chegar, e fatalmente vai chegar, isso ocorrerá sem traumas nem tentativas de vitimizar o nobre deputado.
Aécio Neves é corrupto? Tudo indica que sim. Porém o acho o menos perigoso entre os quatro. Tão bobalhão quanto Bolsonaro (perdi mais 1,8 mil seguidores agora) e tão impopular quanto Cunha. Dá pra ter medo de alguém que debate com Dilma numa campanha e perde?
Chegamos a Lula. Quem é o único político no país que reúne todas as características perigosas citadas acima? Que além de corrupto, desperta uma paixão fanática em seus seguidores e ainda tem uma incrível capacidade de usar meios escusos pra virar o jogo? O único cara no mundo que vai virar ministro pra fugir da polícia e ainda encontra gente pra defender?
Moralizar o país passa, necessariamente, por prender Lula o mais rápido possível. Cada minuto seu em liberdade é um risco à democracia e ao funcionamento das instituições do país. Dos peixes menores, a gente cuida depois. A Papuda é bem grande.
Priscila Chammas Dáu é jornalista em Salvador (BA)