Pintura rupestre em Barra do Bugres serão destaques na Rede Globo
Na última sexta-feira (28) uma equipe da TV Centro América, afiliada da Rede Globo, esteve no município de Barra do Bugres capturando imagens e coletando dados sobre as pinturas rupestres que contém na Serra do Tombador, distrito de Currupira. Arte essas poucos conhecida pela população da região. “Vocês são a primeira equipe de TV que vão visitar o local da pintura”, disse Gonçalo Almeida um dos nativos que moram próximo ao local, antes da equipe subir a serra.
A equipe composta da repórter Nayane Bricat, cinegrafista Valmir Pereira e o auxiliar Elton Junior, acompanhados do professor Adilson Alves e o proprietário do sítio Gonçalo Almeida, subiu a serra com o objetivo de registrar as pinturas que contam o cotidiano de diferentes culturas que passaram pela região há mais de 50 milhões de anos.
De acordo com Gonçalo Almeida, o local vem sendo estudado por uma equipe do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversdade) desde o ano de 1987 e a visita da população ainda é pequena por falta de conhecimento dessas artes rupestres que em outros estados se destacam como uma das principais fontes do turismo.
A localidade onde se encontram as pinturas pré-históricas é de difícil acesso para os visitantes. Chegar ao local deve ter esforço e ser perseverante haja vista que tem de caminhar por trilhas rústicas e subir morro que contrasta com a apreciação de paisagem diversificada da região. “A paisagem daqui vale a pena o esforço, porque aqui voltamos no tempo e tentamos descobrir como eles viviam antes”, disse o professor Adilson Alves.
O anfitrião disse que nasceu na localidade que leva o nome do seu pai “Tingo” e, que, chegaram em 1958. Durante todo esse tempo tem feito de tudo para preservar a área, mesmo não sabendo o valor histórico que tem. “Aqui moraram meus avós e os meus pais e ninguém antes viu essas pinturas, creio que tem um grande valor por ser antiga”, concluiu Gonçalo.
Fonte e fotos: Nilson Guedes