Fávaro diz que Taques valorizará a agricultura familiar
Ex-presidente da Aprosoja diz que já foi assentado
Candidato a vice-governador na chapa liderada por Pedro Taques (PDT), o produtor rural e ex-presidente da Aprosoja Carlos Fávaro (PP) afirmou que a agricultura familiar será prioridade no governo de Taques.
“Precisamos parar de importar batatinha, tomate, cenoura, beterraba e começarmos produzir aqui esses produtos, com tecnologia e incentivo aos pequenos produtores, que no nosso governo serão tratados com o carinho e o respeito que merecem”, disse, em entrevista ao RDTV, nesta segunda-feira (7).
Durante a entrevista, Carlos Fávaro frisou que representa o povo do interior e a agricultura por inteiro, por isso tem autoridade para defender no mandato, especialmente, os pequenos produtores e a agricultura familiar.
“Serei um defensor de oportunidades aos pequenos proprietários de terra desse estado. Porque conheço desse assunto, estou preparado para isso. Sou um médio produtor e vim de um assentamento de reforma agrária, vivi as dificuldades e sei o que é preciso ser feito”, disse Fávaro.
O candidato a vice-governador na chapa de Pedro Taques tem se dedicado a conversar e a ouvir as reivindicações dos pequenos produtores e conhece os principais problemas da agricultura familiar.
“Os pequenos agricultores estão cansados de serem usados por aqueles políticos que os procuram só em época de campanha e depois dão as costas. Com o governo Pedro Taques isso vai mudar, temos compromissos com a agricultura familiar: vamos melhorar as condições de produção e melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores”, afirmou o candidato a vice.
Desenvolvimento
Ex-presidente da Aprosoja, Fávaro é hoje uma das lideranças do setor produtivo em Mato Grosso. Médio produtor rural, começou a vida em Mato Grosso em 1986, em um assentamento rural. Junto com o pai e o irmão, vieram do Paraná para o estado em busca de oportunidades. Instalaram-se em Lucas do Rio Verde, município que época era um assentamento da reforma agrária e que se transformou numa das cidades mais próspera do Brasil.
Para Fávaro, um dos compromissos do governo é trabalhar para que a qualidade de vida existente em cidades líderes na produção de grãos, como Lucas do Rio Verde, possa ser compartilhada em mais municípios de Mato Grosso. Em 10 anos, o PIB de Lucas cresceu 58%, elevando também o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município, que hoje está entre as 15 melhores cidades do país para se viver, levando em conta saúde, educação, emprego e renda.
“O setor produtivo tem papel importante em nosso estado, mas é claro que não podemos viver de apenas um setor. É preciso encontrar e incentivar a vocação econômica para cada região do estado”, defendeu o candidato.
O candidato a vice Carlos Fávaro defende investimentos na área social, como saúde e educação, que implicam diretamente no desenvolvimento das outras áreas. Segundo ele, o desenvolvimento econômico é aliado do desenvolvimento social, que representa qualidade de vida para os cidadãos.
Um dos compromissos da coligação Coragem e Atitude Pra Mudar é a descentralização do atendimento de saúde. Conforme Fávaro, o objetivo é descentralizar, fortalecendo e criando novos hospitais regionais que atendam demandas de média a alta complexidade da população do interior.
“A política de ‘ambulancioterapia’, onde o governo apenas transporta pacientes do interior para a capital, não será prioridade em nosso governo. Nossa meta é fortalecer os hospitais públicos de Cuiabá, que continuará sendo referência, mas o interior também terá capacidade de atender seus pacientes em casos de média e alta complexidade”, afirmou o candidato.