Maquinários de prefeitura são apreendidos fazendo serviços em propriedade particular em MT
Após denúncia registrada em Boletim de Ocorrência (B.O) pelo vereador Lázaro Gonçalves (PTB) de Vila Rica, dois maquinários da prefeitura foram apreendidos pela Polícia Civil da cidade. Os veículos eram uma retroescavadeira (adquirida pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2 do Governo Federal) e um trator de pneus com implemento agrícola (adquirida pelo Ministério da Agricultura) e estavam sendo utilizados em uma propriedade particular.
Conforme as informações a propriedade fica a 18 quilômetros sentido município de Confresa, às margens da rodovia federal BR-158. No momento da abordagem estava apenas o operador da máquina que foi conduzido para esclarecimentos. Os maquinários foram transferidos para o pátio da Delegacia de Polícia Civil.
Consta ainda que esse não foi a primeira vez que veículos públicos estavam sendo utilizados em trabalhos particulares. Por conta de outros casos, a prefeitura chegou a receber um documento da Controladoria Interna, solicitando atenção da gestão quanto ao caso.
“O kit de máquinas (retroescavadeira, motoniveladora e caminhão caçamba), de acordo com o Termo de Doação do MDA, deve atender somente a obras de interesse social para a promoção da agricultura familiar e reforma agrária, em especial a recuperação de estradas vicinais e em obras de captação e armazenamento de água garantindo o abastecimento à população e animais do município de Vila Rica”, diz parte do documento.
O delegado responsável pela operação, João Biffe, disse que ainda irá analisar algumas leis municipais, pois há informação de uma lei possibilidade o ‘empréstimo’ dos maquinários para a sociedade, desde que o combustível seja arcado pelo usuário. Caso não haja a lei, o fato será considerado como peculato.
Nortão Noticias