TRE barra Zé Domingos, Meraldo e Português
Os deputados estaduais Airton Português e Zé Domingos, ambos do PSD, vão continuar a campanha eleitoral pela reeleição mesmo após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), proferida na manhã de ontem quinta-feira (21), que indeferiu o registro de candidatura dos parlamentares, por unanimidade. Eles devem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reverter a decisão. Outro que também não teve o registro concedido foi o candidato Meraldo Sá (PSD).
“Nunca cometi nenhum dolo. Não sou ficha suja e tenho ciência que posso ganhar a causa no TSE. Lá, eles aprofundam mais no pedido da defesa. Minha campanha continua sem nenhum problema”, explicou Português, por meio de nota encaminhada à imprensa.
Os sociais-democratas foram impugnados a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE). Português e Domingos, quando eram, respectivamente, prefeitos de Araputanga e Sorriso tiveram suas prestações de contas municipais reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após apresentarem irregularidades em convênios com o Ministério da Saúde . Por conta disso, eles devem ficar inelegíveis por oito anos, a contar de 2012.
A reportagem tentou entrar em contato telefônico com o Zé Domingos, mas sem êxito, uma vez que ele não atendeu às ligações.
Também na sessão desta quinta-feira, o Pleno do TRE indeferiu o registro de candidatura do ex-secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar e ex-presidente da AMM, Meraldo Sá, também do PSD. Meraldo foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) por porte ilegal de arma.
Com a impugnação dos deputados, caso a decisão não seja revertida, o PSD passa a ter apenas dois parlamentares buscando a reeleição na Assembleia Legislativa, Walter Rabelo e Pedro Satélite. O deputado José Riva (PSD) disputa o Governo do Estado e também busca reverter a impugnação de sua candidatura no TSE. (RM)