Política

Após 44 dias, servidores do Detran encerram greve em Mato Grosso

Categoria diz que “trégua” foi dada para Governo reabrir negociações

be19f3364eedc3097f117df1e28e0087Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiram nesta terça-feira suspender o movimento grevista iniciado no dia 26 de outubro. A “trégua” foi dada para reabrir as negociações junto ao Governo do Estado.

O retorno das atividades na sede do órgão, nas agências e Ciretrans no interior do Estado deve ocorrer já nesta quarta-feira. Uma nova assembleia deverá ser agendada até o final do ano para avaliar o avanço das negociações e o futuro do movimento.

Na última semana, servidores do Detran concentraram as manifestações na Assembleia Legislativa. Com intervenções de deputados, os servidores se reuniram com o secretário da Casa Civil, Paulo Taques, que reafirmou que as negociações só terão avanços após o retorno da categoria as atividades. “Não é uma pauta de difícil negociação. É preciso que os servidores voltem ao trabalho para voltarmos a negociar”, afirmou o secretário.

A suspensão do movimento também ocorre diante do desconto do ponto dos servidores e do bloqueio das contas do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran). As medidas atendem a decisão do Tribunal de Justiça, que declarou a greve ilegal com multa de R$ 200 mil por dia.

Além disso, o governo chegou a convocar mais de 100 policiais militares para atenderem as demandas mais urgentes do órgão em seis cidades pólos.  O Governo disse que o “mutirão” permanecerá, já que existem cerca de 15 mil processos paralisados no Detran.

REIVINDICAÇÕES

A principal reivindicação dos servidores do Detran é a nomeação de 70%, dos mais de 400  aprovados no último concurso público do órgão. Os demais seriam chamados no ano de 2016.

Contudo, o Governo chamou apenas 30 servidores no final de novembro. Os demais seriam nomeados gradativamente até 2018.

FolhaMax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *