Política

Após perder no TJ, Pommot entra com pedido de habeas corpus junto ao STJ

gggApós ter o pedido de liberdade negado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça, o ex-secretário-geral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Luiz Márcio Bastos Pommot, ingressou com pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última sexta-feira (28).

O pedido foi distribuído ao ministro Rogério Schietti Cruz, da Sexta Turma do STJ e já está concluso para decisão.

Pommot foi preso no dia 1º de julho durante a “Operação Ventríloquo” pelo Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) sob a acusação de participar de um esquema que teria desviado cerca de R$ 9,5 milhões dos cofres do Legislativo através do pagamento administrativo de uma dívida contraída junto ao HSBC.

Na ocasião, o ex-deputado José Geraldo Riva também foi preso, mas conseguiu a liberdade no dia seguinte.

A Operação Ventríloquo, desencadeada pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), teve início a partir da delação premiada do advogado Joaquim Miele, que representava o banco HSBC em uma demanda contra a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O advogado teria entregue à Justiça todo o esquema envolvendo o antigo Banco Bamerindus, atual HSBC, e a Assembleia Legislativa, durante a gestão do ex-deputado José Geraldo Riva.

Segundo o Gaeco, a Operação Ventríloquo investiga desvio de recursos da Assembleia que chega a R$ 10 milhões. As fraudes foram registradas no período de 2013 e 2014, e envolveriam a simulação de pagamento de uma dívida ao HSBC. São investigados crimes de peculato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Olhardireto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *