Política

Até 2014, todas as escolas de MT serão reformadas, diz secretário

04_saguas_moraes__fotos-neyO secretário Estadual de Educação (Seduc), Ságuas Moraes (PT), garante que até o final de 2014 o governo irá reformar 100% das escolas da rede Estadual. Das 740 escolas, segundo o petista, 660 já foram reformadas e ainda faltam 80. Destas, 40 já estão em processo licitatório. “Mato Grosso será o único Estado a zerar essa situação em 10 anos”, enfatiza. As reformas começaram desde 2003.

O titular da pasta explica ainda que os problemas sanados nas escolas são dos mais variados – desde a falta de refeitórios, troca de pisos, rede elétrica, pintura e cobertura de quadras. “Há 10 anos estavam bem, depois de 10 anos, precisam ser reformadas”. O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) chegou a montar um dossiê que relatava as condições precárias das escolas. Ságuas explana que as denúncias se referem às salas anexas – são construções de salas em conjunto com escolas municipais, em sua maioria em terras indígenas. “Queremos zerar esta questão”.

Hoje a rede Estadual possui 450 mil alunos matriculados, sendo que restam apenas 20% do orçamento total da pasta para investimentos e custeio. A maior parte fica para a folha de pagamento. Atualmente os pagamentos giram em torno de R$ 1,4 bilhão por ano. Ainda segundo o secretário, há previsão da construção de outras 30 escolas, numa parceria com o Ministério da Educação (MEC). Destas, 20 vão ser feitas no modelo atrativo. Ságuas explica que não faltam vagas nas escolas, porém, com o crescimento do Estado, a Seduc fala se adequado a questão.

   Modernização

Ságuas destaca que os sistemas das escolas estaduais estão sendo todos digitalizados, por exemplo, o diário de classe realizado pelos professores. O secretário, no entanto, ressalta que faltam ainda melhorias nessa área como a matrícula, que ainda é presencial e acaba por gerar grandes filas nas escolas mais tradicionais do Estado. “Encontraremos uma fórmula de também resolver esta questão”, concluiu.

RD News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *