Atendimento na Assembleia Itinerante em Barra do Bugres superou as expectativas
Com a presença maciça de moradores, a 9ª edição da Assembleia Itinerante, realizada nesta sexta-feira (09.06), em Barra do Bugres, promoveu mais um dia de mutirão da cidadania com diversos atendimentos. Moradores de Nova Olímpia, Denise e Porto Estrela também aproveitaram a oportunidade para consultas médicas, atendimentos do Procon, da Defensoria Pública, emissão de RG, CPF, Título de Eleitor, Bolsa Família, Cartão do SUS, lazer e dia de beleza. Aproximadamente três mil pessoas estiveram no evento.
“É a nova política da Assembleia Legislativa de trazer serviços essenciais à população, inclusive, atendendo moradores das zonas rurais. Hoje, por exemplo, acontece também o projeto Educação Legislativa em Movimento, em Araputanga, e outra sessão especial em Confresa. Diariamente estamos na Capital e no interior, num processo de aproximação cada vez maior da população, de forma transparente, legal e social”, disse o secretário de Finanças da ALMT, Ricardo Adriane, que representou, na abertura do evento, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB).
O coordenador da Assembleia Itinerante, Amarildo Monteiro, disse que a cada edição aumenta o número de participantes. Também destacou o trabalho em conjunto das prefeituras e profissionais que atuam no mutirão da cidadania. “Levamos vários serviços até a população porque sabemos as dificuldades que muitos têm de ir à Capital para resolver questão como, por exemplo, a emissão do RG. É dessa forma que a Mesa Diretora quer estar, sempre próxima da população”, destacou Monteiro.
O prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato (PSB), agradeceu a escolha da cidade. “É muito gratificante receber essa caravana aqui em Barra do Bugres, pois Mato Grosso tem 141 municípios e fomos os escolhidos para sediar a Assembleia Itinerante, facilitando o acesso dos moradores a tantos serviços importantes”, afirmou o prefeito.
Da mesma forma, os deputados Wagner Ramos (PSD), Mauro Savi (PR) e Dr. Leonardo, reforçaram o compromisso da ALMT em promover políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. “Este evento reúne tantos serviços num só local. Isso ajuda muito os moradores do interior. Queremos trabalhar cada vez mais para melhorar a qualidade de vida dos mato-grossenses”, ressaltou Wagner Ramos.
A dona de casa, Maria Jessica Gomes da Silva aproveitou para consultar a filha, de apenas quatro anos, com psicólogo. “A escola me pediu para levá-la ao psicólogo e não perdi tempo, pois quando vi a oportunidade corri prá cá. Essa chance é muito importante pra nós que dependemos dos serviços públicos de saúde”.
Mesmo com bebê de colo, Cícera Leia Correa, dona de casa, moradora do assentamento Antônio Conselheiro, distante a 75 quilômetros de Barra do Bugres, também chegou cedo. “Trouxe minha filha de seis anos para fazer RG e CPF. Moramos longe e não temos condições de fazer isso no dia a dia porque tudo depende de ônibus. Essa iniciativa é excelente e deveria acontecer com mais frequência. Onde moro, por exemplo, tem muitos moradores que já estão perto de se aposentar, mas ainda não têm documentos”, reivindicou.
O cantor Bruno José, morador de Sapezal, também entrou na fila de espera para fazer o RG. “Estava trabalhando nesta semana aqui em Barra do Bugres e ouvi o anúncio nas ruas. Então, aproveitei para fazer meu documento. É muito bom saber que temos esse tipo de serviço oferecido pela Assembleia Legislativa”.
Abenir Predentino, 66 anos, aposentado, veio de Alto Paraguai para buscar atendimento de saúde no evento. Viajou 125 quilômetros para fazer, como disse, um check-up, a bateria de exames oferecidos durante a 9ª edição do projeto. “Isso aqui é a melhor coisa que já fizeram em nossa região”, comemorou.
Clemente Gomes Cardoso, 88 anos, ex-vereador por três mandados consecutivos em Barra do Bugres, aproveitou o mutirão da cidadania para cortar o cabelo e fazer teste de glicemia. “Vim tirar o cabelo e medir o diabete”, disse. Seo Clemente mora há 50 anos em Barra do Bugres. “Não via uma ação desse porte na cidade desde 1977, quando o ex-governador Garcia Neto, naquela ocasião, fez um movimento idêntico no distrito de Nova Olímpia, hoje município”, recordou.
A dona de casa Maria Costa, moradora de Barra do Bugres, aproveitou a passagem do Assembleia Itinerante na cidade para renovar a documentação pessoal e fazer os exames oferecidos. “É uma ação que ajuda muito as pessoas de menor poder aquisitivo. Deveria acontecer com mais frequência”, sugeriu.
Na área de Saúde o movimento foi intenso. Muitos aguardavam atentos o atendimento nas áreas de Cardiologia, Clínica Geral, Psicologia, Dermatologia, Nutrição, Ortopedia e Neurologia.
Autor: Itimara Figueiredo João Menezes
Fonte: Secom