DestaquesPolícia

Banco de Sangue de Barra do Bugres comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 14 de junho e foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com dois objetivos: homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

Em períodos de férias e nos meses com queda na temperatura climática, como este mês de junho, os estoques dos bancos de sangue de todo o país ficam mais baixos. Por isso, é importante que haja a manutenção do estoque de sangue em quantidade estável, devido aumento significativo de acidentes e intercorrências nesta época.

No Brasil, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. Com isso, apenas 3,6 milhões de bolsas de sangue são coletadas por ano no país, em média. Sabe-se que 3,5% da população doando é o mínimo indicado pela OMS para se ter um banco de sangue saudável e o ideal é que pelo menos 5% da população doe sangue.

Esse cenário vem mudando com as sucessivas campanhas de esclarecimento junto à população para que aumente no número de doadores de sangue em todo país. Uma única doação (onde são coletados no máximo 450 ml de sangue) pode ser usada para salvar até 04 vidas. Diante disso, é necessário que mais pessoas possam ser socorridas de maneira adequada e várias vidas sejam salvas.

Por isso, que a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Bugres e a equipe do Banco de Sangue “Dr. João Batista de Oliveira” vêm neste dia 14 de junho de 2018 celebrar e agradecer as pessoas que doam sangue de forma regular e incentivar os jovens a se tornarem novos doadores, além de sensibilizar amplamente a população sobre a necessidade de se comprometer a doar sangue durante todo o ano, a fim de manter reservas adequadas e alcançar autossuficiência de nosso estoque de sangue.

Como doar

Doar sangue é muito mais fácil do que parece, mas é preciso atender a alguns requisitos básicos para poder doar – que visam proteger tanto o doador quanto o receptor. Veja abaixo:

*Estar bem de saúde;

*Pesar acima de 50 kg;

*Ter entre 16 e 69 anos (candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, somente com a autorização dos pais ou responsável legal);

* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas);

* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecede a doação);

*Apresentar documentos de identificação com foto e CPF.

Vem colaborar e Procure o BANCO DE SANGUE “Dr. João Batista de Oliveira”

Rua Voluntários da Pátria, nº 385. Bairro: Maracanã. Telefone: (65) 3361-2702

Dias de Doação: quarta, quinta e sexta- feiras.

Horários: 07 – 11h e 13 – 15h30.

Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *