Esportes

BRASILEIRO DE JIU-JITSU

02052015041308MATO-GROSSENSES EMBARCAM PARA SÃO PAULO COM CHANCE DE PÓDIO.

Mato Grosso será representado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu por 40 atletas. O evento, que ocorre uma vez por ano, será realizado de 30 de abril até 3 de maio, no município de Barueri, em São Paulo. Os mato-grossenses vão embarcar pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon, nesta quarta-feira (29.04). A disputa vai reunir 3.447 desportistas de todo país e credenciará os melhores resultados a competir no certame internacional.

A notícia acima não é totalmente verdadeira. Mas poderia ter sido. Se não fosse a falta de políticas públicas de incentivo ao esporte, por parte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, que além de não pagar as dívidas do ano passado, de convênios com as federações esportivas, ainda não apresentou um plano de investimentos para 2015. Deixando desamparadas 25 federações e aproximadamente 50 mil atletas.

De acordo com o diretor executivo da Federação Mato-grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Alexandre Galina, os governos anteriores sempre investiram no esporte e, principalmente, nos lutadores que competiam em eventos de grande porte. Segundo ele, o Brasileiro é o terceiro campeonato mais importante do mundo para o Jiu-Jitsu. E MT só enviará 15% dos 40 que poderia por falta de verba para pagar passagens, alimentação e hospedagem.

“Nossa federação está endividada. Não temos mais condições de apoiar os atletas. Temos uma dívida altíssima, por conta do que o governo nos deve, e nenhuma previsão de entrada de recursos. Nós levamos anos para formar lutadores com chance de se profissionalizar. Daí muda o governo e, irresponsávelmente, o novo decide abortar todo o trabalho. Os poucos atletas que vão ir estão tirando do próprio bolso ou fazendo rifas”, diz Galina.

Fonte: Extramt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *