Câmeras começam a multar motoristas a partir de segunda-feira
Secretaria de Mobilidade: medida é necessária em razão do alto índice de desrespeito às leis de trânsito
Motoristas que forem flagrados por câmeras de monitoramento cometendo algum tipo de infração no trânsito vão passar a ser multados a partir da próxima segunda-feira (6), em Cuiabá.
A informação é do diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital (Semob), Michell Diniz.
Por enquanto, são só quatro pontos, que é onde já existe sinalização indicando aos motoristas que o trecho é monitorado.
Essas câmeras estão localizadas no cruzamento da Avenida Mato Grosso com a Tenente Coronel Duarte ( Av. da Prainha); da Isaac Póvoas com a Prainha; da Carmindo de Campos com a Tancredo Neves, além do trecho na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) próximo ao viaduto da Miguel Sutil.
Conforme Michell Diniz, por meio das imagens será possível identificar infrações como trafegar na faixa exclusiva de ônibus, falar ao celular enquanto dirige, não usar cinto de segurança, estacionar em local proibido, parar sobre a faixa de pedestre, avançar o sinal vermelho, entre outros.
As câmeras têm cerca de 15 a 20 metros de altura, um raio de giro de 360 graus na horizontal e 180 na vertical, com alcance de 1 quilômetro de visão de distância.
“São câmeras com imagens em alta resolução. E com a aproximação, é possível ver até o interior do veículo”, afirmou.
O diretor de Trânsito explicou que, desde 2015, a Semob vinha utilizando essas câmeras para advertir motoristas. Os agentes, inclusive, ligavam para os condutores que estacionavam em locais proibidos.
No entanto, conforme Michell Diniz, devido ao aumento no número infrações no trânsito, fez-se necessária a implantação de uma medida mais rigorosa.
Agora, qualquer infração nesses locais acarretará em multa.
“Vimos a necessidade de aplicar isso porque houve um grande aumento na falta de respeito no trânsito dentro da cidade. Os condutores não respeitam as leis de trânsito, principalmente a faixa exclusiva de ônibus. Não adianta nada a gente fazer um planejamento e não haver respeito. Então a fiscalização eletrônica vem para aperfeiçoar isso”, relatou.
Mais monitoramento
Conforme Michel Diniz, o objetivo é de que nos próximos meses, as demais câmeras que estão espalhadas na cidade passem a ser utilizadas para punir motoristas que não respeitam a lei.
“A Prefeitura conta com 32 câmeras. Além disso, nós fechamos um convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), onde eles vão fornecer para a gente as imagens das câmeras que possuem e vice-versa. Então daqui a pouco tempo toda cidade vai ser monitorada”, disse.
Fonte: MídiaNews