DestaquesPolítica

Com oposição “anêmica”, Wellington crava 25,2%, descola de Neri e abre 3 por 1 nas duas maiores cidades de MT

Veterano das urnas, o senador Wellington Fagundes (PL), lidera com folga a disputa pelo senado em Cuiabá e Várzea Grande. Levantamento da Percent apontou o senador liberal com 25,2% das intenções de votos, o que lhe dá vantagem de 3 por 1, se comparado com o segundo colocado.

Bem atrás, o deputado federal, Neri Geller (PP), que trocou o presidente Bolsonaro pelo ex-chefe do Alvorada, Lula, alcançou 8,7% de preferência popular. Vale destacar que a força eleitoral de Geller está concentrada no interior, o que lhe traz certo alívio no quadro estadualizado.

Muito abaixo de Fagundes e Geller, outros cinco concorrentes ao Senado oscilaram com menos de 2% das intenções de votos (veja gráfico abaixo). Os indecisos ainda são altos, cerca de 55%.

A sondagem quantitativa mediu também em quem o eleitor da Capital e Várzea Grande não votaria de jeito nenhum. Wellington teve a recusa de 8,5%, seguido por Neri, rejeitado por 4,2% dos entrevistados. Os demais candidatos praticamente não possuem rejeição consolidada.

Estimulada

Para o sócio da Percent, Ronye Steffan, o candidato à reeleição, Wellington Fagundes, precisa ser confrontado pelos seus oponentes. Segundo ele, até o momento, nenhum de seus concorrentes lembraram efetivamente acerca do passado do candidato liberal. “O senador está livre, leve e solto. Corre como um santo, sem mácula”, esclareceu.

“A liderança folgada do senador (Wellington) se dá pela apatia de seus concorrentes. Se não houver uma reação com início do horário eleitoral, ele vai ganhar sem grandes dificuldades. Até agora, por exemplo, ninguém o questionou sobre a forte ligação que ele tem com a família Riva. A coletividade não sabe, mas ele frequenta a ‘cozinha’ do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva. Enfim, a oposição ainda não apertou o play, o que poderá ser tarde demais, por se tratar de eleição rápida, que termina daqui há menos de 40 dias”, alertou Ronye.

Metodologia

Com abrangência em Cuiabá e Várzea Grande, a sondagem foi realizada entre os dias 13 a 19 de agosto com 1.000 entrevistas presenciais. A margem de erro é de 3,10% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob os números MT-07593/2022 e BR-03936/2022.

Rejeição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *