Polícia

Com procura em alta, extintores vencidos são vendidos como novos

fffDesde o final do ano passado, a obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio com carga ABC nos veículos tem sido motivo de preocupação. Com a falta do produto, alguns estabelecimentos praticaram preços abusivos. O Ministério das Cidades vai adiar pela 3ª vez o prazo para os motoristas se adequarem. Mas os Detrans alertaram para um outro problema: extintores adulterados (veja abaixo como saber se o extintor é regular).

De acordo com a Associação Nacional dos Detrans (AND), apenas no Paraná são pelo menos 10 casos por dia nas vistorias. A adulteração é feita na data de fabricação, validade ou no tipo do extintor, que deve ter validade de 5 anos. Algumas pistas de irregularidade são sinais de raspagens ou adesivos colocados por cima das datas.

“Nossos vistoriadores têm flagrado casos em que o cidadão chega com o extintor recém comprado e que está com a data de validade adulterada”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Marcos Traad, que é do Detran-PR.

Extintores falsificados foram apreendidos recentemente em Mato Grosso – dois homens foram presos com 270 unidades. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ambos fazem parte de uma quadrilha interestadual de falsificação e comercialização do produto.

Em São Paulo, a polícia fez apreensões em São José dos Campos e São Carlos. Em Jundiaí, também em São Paulo, o falsificador mudou os rótulos para o novo tipo ABC, usando um CNPJ que não existe. Em Minas Gerais, um homem foi preso com quase 100 unidades com vencimento adulterado de 2014 para 2020.

Mídia News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *