Curso sobre pescado é resultado de parceria entre Sindicato Rural e Senar
A 21ª edição do Festival de Pesca de Barra do Bugres reuniu competidores em busca da premiação oferecida pelo evento e também pessoas interessadas em aprender no curso sobre as técnicas de beneficiamento de pescado, oferecido em parceria entre o Sindicato Rural de Barra do Bugres e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Foram quatro turmas de seis alunos cada, que no sábado (6) e domingo (7), passaram parte do seu dia no estande do Senar e ficaram atentos aos ensinamentos da instrutora Edleuza Rodrigues Santos. “Repassamos a eles a forma correta de fazer os cortes e como tirar as espinhas”, comenta Edleuza, acrescentando que o corte do pescado influencia no resultado final, entre eles a aparência.
Entre os que aproveitaram para aprender estava Adriana Leticia de Araújo, que aprovou a iniciativa do Sindicato Rural e do Senar de oferecer o curso durante o Festival de Pesca. “Gostei. Não é difícil de aprender as técnicas. Agora consigo preparar peixe com mais tranquilidade”, comentou Adriana.
O curso integra as ações da cadeia produtiva da piscicultura, que visa oferecer treinamentos em áreas como manejo e criação, beneficiamento, gestão, entre outros, e colocar mais peixe na mesa do brasileiro. “Esta é uma das preocupações do Senar por que muitos não servem peixes para seus filhos por causa dos espinhos”, disse a instrutora.
Para o presidente do Sindicato Rural, Cidimar Sansão, a proposta é a de qualificar cada vez mais as pessoas e para isso estão sendo oferecidos diversos cursos voltados para os mais diversos segmentos da cadeia produtiva. “Ficamos satisfeitos com o resultado da parceria, a procura pelo curso e a participação dos alunos que demonstraram bastante vontade em aprender”, destacou Cidimar.
Novos cursos serão oferecidos pelo Sindicato Rural e Senar durante a 33ª Expoagro, que será realizada entre os dias 13 e 16 de agosto.
Por Vanelirte Moretto