Em MT, 95% das edificações não têm alvará anti-incêndio
As edificações em Mato Grosso não possuem, em sua maioria, alvará contra incêndio. Aproximadamente 95% das instalações comerciais, residenciais e multifamiliares não estão de acordo com as normas anti-incêndio, conforme revela um levantamento do Corpo de Bombeiros do Estado.
Segundo o coronel Roger Ramos Martini, responsável pelo setor de prevenção de combate a incêndio, a maioria das boates e de prédios lançados recentemente são as construções que mais possuem alvará. A situação ocorre por conta do aumento da fiscalização nesses locais.
A baixa quantidade de lugares que seguem as leis anti-incêndio, em Mato Grosso, é justificada pela complexidade para a obtenção do documento.
Conforme Martini, o alvará é entregue somente após uma vistoria, no qual é identificado se a construção está de acordo com as medidas preventivas.
“Para a regularização e obtenção do alvará, é necessário que o responsável pelo edifício elabore um projeto para a prevenção de incêndio. Ele também precisa solicitar uma vistoria no imóvel”, disse.
Martini disse que a maior parte das edificações sem alvará, aproximadamente 95% do total, são de baixo risco e, em razão disso, têm um processo simplificado.
Para essas unidades, é necessário preencher um formulário no site do Corpo de Bombeiros do Estado, pagar a taxa necessária e solicitar uma vistoria.
“A Lei exige medidas de segurança contra incêndio e pânico, para que o fogo não se propague e tome grandes proporções”, disse o oficial.
De acordo com o coronel, seria mais fácil de controlar o fogo em uma construção que segue as normas anti-incêndio. O local poderia ser evacuado com maior rapidez e facilitaria a entrada dos bombeiros.
Mídia News