Política

Funcionários e ex-funcionários de Eraí Scheffer e membros da COAMAT vão prestar depoimento na CPI da sonegação fiscal

pQuatro funcionários e ex-funcionários do Grupo Bom Futuro – do “rei da soja” Eraí Maggi Scheffer – já tem data marcada para serem ouvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sonegação Fiscal. Além de funcionários da “megaempresa”, eles também ocupavam cargos proeminentes na Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), a qual foi alvo de uma CPI devido a suspeita de ter lesado o fisco em aproximadamente R$ 500 milhões.

Prestarão depoimento o presidente da cooperativa, Donato Cechinel, que também  diretor jurídico do Grupo Bom Futuro; o diretor administrativo e financeiro da Cooamat, Roberto Machado Bortocello, também diretor de compras/vendas do Grupo Bom Futuro; Saul Lourenço de Lima, conselheiro fiscal da Cooamat e ex-gerente de almoxarifado do Grupo Bom Futuro; e José Vengrus Filho, secretário da Cooamat e diretor de compras do Grupo Bom Futuro.

A Coomat, cujo um dos maiores participantes é Eraí Maggi Scheffer (PP), foi acusada de ter sido criada apenas para burlar o fisco. Cooperativas são isentas de imposto de renda, já pessoas jurídicas pagam 15%. Elas são isentas de Financiamento de Seguridade Social (Cofins), enquanto para empresas é de 7,6%. O PIS das cooperativas sobre a folha de pagamento é de 0,65%, enquanto de uma empresa comum é de 1,65%.

Eles deverão ser questionados a respeito das movimentações financeiras da cooperativa, de possíveis manobras de simulação de exportação para enganar o fisco. O deputado Zé do Pátio, presidente Comissão Parlamentar de Inquérito da Sonegação Fiscal, aposta nas oitivas com esses quatro funcionários para dar um impulso maior a essa vertente de investigação.

Esses e outros temas já abordados em outra CPI, encabeçada pelo ex-deputado estadual José Riva (PSD) – atualmente preso -, mas acabou sem grandes resultados. Contudo, à época, a CPI do Grupo Bom Futuro dispensou o depoimento desses quatro funcionários, após não conseguir notificá-los.

Olhardireto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *