Em nota, Jayme explicará motivo da renúncia; Leitão é cotado ao Senado
Pesquisa que aponta crescimento de Lúdio em Cuiabá e provoca desistência de Jayme
O senador Jayme Campos (DEM) decidiu que vai renunciar à candidatura ao Senado e ainda hoje emitirá nota. Pessoas ligadas a ele revelam que o documento já estaria até assinado e que será protocolado na Justiça Eleitoral ainda hoje (22).
A coordenação da campanha de Pedro Taques (PDT), da qual Jayme fazia parte, passou a madrugada discutindo a situação dele. Como opções, foram consultados o deputado federal Nilson Leitão e o vice-prefeito de Rondonópolis, Rogério Salles, ambos do PSDB, assim como os petebistas Serys Marly e Luiz Antônio Pagot. Em princípio nenhum aceitou. Todos alegaram que está em cima da hora, inclusive, com a campanha em curso.
Dos 4, o que Taques avalia com mais simpatia é Leitão. Ele já foi deputado estadual, prefeito de Sinop e, nesta campanha, tenta pela segunda vez o cargo na Câmara Federal. É provável que ainda se leve dois dias para se obter uma definição. Apesar disso, o núcleo duro da campanha entende que quanto mais se posterga, mais se aumenta a crise.
Quanto a Jayme, ele “espirrou” da candidatura porque foi atribuído ao democrata a queda nas intenções de votos de Taques, principalmente em Cuiabá. Nos últimos dias, a linha de frente da campanha avaliou internamente os dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Vetor. Nela o médico e ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral (PT), que disputou em 2012 a Prefeitura de Cuiabá e foi derrotado por Mauro Mendes (PSB), já estaria superando Taques em Cuiabá.
E, preocupada com esses números não favoráveis, a equipe teria atribuído o resultado à dobradinha Taques e Jayme. Enfatizaram que o fato de Jayme ser político do DEM e ter exercido vários mandatos derruba a tese da renovação pregada por Taques. Além disso, Jayme também estaria se sentindo “isolado” dentro da campanha, sendo avisado, de última hora, de eventos e até excluído do material de campanha.
Enquanto coordenadores tentam manter entendimento sobre quem serão o sucessor de Jayme na disputa, Taques segue com a agenda normalmente. Na manhã desta terça (22) o pedetista estará em Cáceres.
RDNews