DestaquesVariedades

Estudante de Barra do Bugres é umas das finalistas no Parlamento Juvenil do Mercosul 2016/2018

est-assariA estudante Estela Maria Vasconcelos Fronsak do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual 07 de Setembro do distrito de Assari, em Barra do Bugres, é umas das finalistas do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul – Edição 2016/2018, o qual concorre a vaga com mais dois outros estudantes do Estado.

Para participar, a estudante com a ajuda de seu orientador professor. Gilmar Santana Neves, elaborou um projeto que contemplasse um dos cinco eixos temáticos trabalhados pelo PJM que traz como tema central “O ensino médio que queremos”. Observando a realidade de sua escola e de outras unidade escolares que a jovem já frequentou, surgiu a ideia de se propor um projeto voltado para a inclusão de pessoas com múltiplas deficiências dentro do ambiente escolar, focando a sua atuação na parte de adaptações na infraestrutura das unidades escolares do estado a fim de cumprir a lei de acessibilidade e ainda a capacitação dos profissionais da educação com o objetivo de proporcionar boas condições de atendimento à pessoas com necessidades especiais.

Conhecendo o Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente. O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países membros e associados.

O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.

 Como votar e escolher a representante de MT no Parlamento Juvenil do Mercosul

A eleição acontece entre os dias 30 de outubro até o dia 05 de novembro e será somente online através do site http://pjm.mec.gov.br, após acessar o portal, você clica no ícone do Estado de Mato Grosso e será apresentados os estudantes finalistas, seus perfis, projetos e também o ícone para que você possa votar, lembrando que poderão votar apenas jovens de 14 a 18 anos de idade.

Diante disso, pedimos a todos que votem na estudante Estela Maria Vasconcelos Fronsak, a qual terá a chance de representar o município de Barra do Bugres e todo Mato Grosso junto ao Parlamento Juvenil do Mercosul, contribuindo para que nosso estado seja muito bem representado a nível nacional e internacional.

Por: Gilmar Santana Neves professor da Escola Estadual 07 de Setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *