Hemocentro do MT perde estoque de plaquetas em apagão
Parte do estoque de plaquetas e de concentrado de sangue do MT-Hemocentro foi perdida em razão de um blecaute que provocou curto-circuito e queda brusca no fornecimento de energia, na madrugada dessa quinta (04). Segundo informações da assessoria, o grupo gerador não funcionou e outras unidades do Complexo de Saúde também foram atingidas.
De acordo com o diretor do Hemocentro, Marcos Aracanjo, a suspensão do fornecimento de energia foi ocasionada pela queda um galho em cima dos fios da rede elétrica. A unidade ficou sem abastecimento das 0h30 até às 11h da manhã, quando equipes da Cemat/Energisa e engenheiros da SES restabelecer a energia elétrica.
|
Em decorrência do problema, o Hemocentro esteve fechado ontem quinta (04) e a normalização do atendimento depende da regularização dos estoques. Porém, o diretor acredita que os pacientes não serão prejudicados. “O sistema não vai sofrer grandes prejuízos já que, caso falte, podemos pedir para outros municípios ou hospitais particulares”, explicou Marcos Arcanjo.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) conclamou a população a doar sangue. A Casa Civil do Governo de Mato Grosso vai baixar decreto liberando os servidores públicos para se ausentar dos locais de trabalho durante o expediente e fazer doações de sangue.
(informações da assessoria)