DestaquesPolícia

Homem acusado de assassinar PM em Diamantino é preso em Araraquara-SP

pm mortoEstá no (CDP) Centro de Detenção Provisória de São Carlos, aguardando transferência para o Estado de Mato Grosso, o homem acusado de disparar contra o sargento PM Joilson Martins de 44 anos no dia 20 de outubro de 2015 quando o mesmo tentou evitar a fuga de assaltantes da loja de eletrodomésticos Martinello.

Segundo informações dos policiais da 13° BPM de Araraquara uma guarnição em rondas ostensivas pelo bairro Jardim Cruzeiro do Sul recebeu informações via COPOM (Centro de Operações Policiais Militares) sobre uma pessoa com atitudes fundada suspeita e após realizar a abordagem foi verificada pelos policiais que se tratava de Alexandre Souza Martins de 28 anos, foragido da justiça mato-grossense. O suspeito confessou aos policiais que teria participação no crime que culminou na morte do sargento.

O crime

Na tarde do dia 20 de outubro de 2015 homens armados invadiram a loja de eletrodomésticos Martinello no Centro de Diamantino e realizaram um roubo de 7 mil reais e diversos aparelhos de telefone celular, quando no percurso de fuga deixaram cair uma sacola com os celulares causando estranheza ao sargento que estava no interior de uma agência dos Correios que deu voz de prisão aos bandidos, causando reação agressiva por parte de Alexandre Souza Martins que disparou contra a cabeça do sargento.

O policial foi socorrido às pressas, por um veículo que presta serviços funerários ao Pronto Atendimento Municipal e posteriormente transferido a capital Cuiabá pelo helicóptero do CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas), contudo não resistiu aos ferimentos falecendo na mesma noite, deixando esposa e duas filhas.

Prisões

No mesmo dia do crime um integrante da quadrilha identificado como Isaias Fernando da Silva foi detido na rodoviária do bairro Novo Diamantino tentando abandonar a cidade em um ônibus que tinha destino a capital. Isaias é acusado de ajudar na fuga dos suspeitos.

Após o trabalho de investigação conjunta entre a inteligência da Policia Militar e dos investigadores liderados pela delegada Vanessa Aguiar da Cunha Garcez, foi possível realizar a prisão da estudante do 8° semestre de direito Eni Marines Rosa de Barros de 21 anos, sob a acusação de passar informações privilegiadas ao bando uma vez que era funcionária da loja vítima do roubo.

No dia 17 de novembro de 2015, o namorado de Eni Marines, Evandro Eduardo Costa tinha um mandado de prisão em aberto expedido pelo juiz de direito Geraldo Humberto Alves da Silva Junior da Comarca de Diamantino que foi cumprido por homens da PRF (Policia Rodoviária Federal) na cidade de São Gabriel D´Oeste no Estado de Mato Grosso do Sul. Evandro estaria em fuga com direção a cidade de Criciúma em Santa Catarina.

A prisão do suspeito foi possível graças a um grupo em um aplicativo te telefonia móvel onde participam policiais de diversas instituições e Estados, onde uma investigadora de policia do município de Várzea Grande (há 209 km de Diamantino) teria realizado o alerta de fuga do suspeito.

No último dia do ano de 2015 e no segundo dia de 2016 o GCCO (Gerência de Combate ao Crime Organizado) deu cumprimento aos mandados de prisão preventiva expedidos contra Wellington Silva Pereira de Figueiredo e Jonata Silva Jabra, após investigações realizadas no Núcleo de Inteligência do município de Nova Mutum.

Wellington fio preso no município de Campo Verde no dia 31.12.2015 e Jonata no dia 02.01.2016 na capital Cuiabá. Segundo a delegada Vanessa Aguiar da Cunha Garcez ambos são suspeitos de auxiliar na fuga do bando especializado em roubos a lojas de móveis e aparelhos eletrônicos.

No dia 8 de janeiro o suspeito Jonatha Alves da Silva, idade não confirmada, se entregou na Gerência da Polinter na capital Cuiabá, após perceber que a prisão seria questão de tempo. O suspeito tinha o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Comarca de Diamantino. Na ocasião a delegada titular da DPJC (Delegacia de Policia Judiciária Civil) de Diamantino elogiou os a integração entre as policias e parabenizou todos os policiais envolvidos pelo trabalho.

Fonte: Odivisor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *