DestaquesVariedades

Lafetá descarta possibilidade de Barra do Bugres deixar de ser referência em saúde

O secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, descartou a possibilidade de Barra do Bugres deixar de ser referência regional em saúde. A afirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (11) durante reunião na Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Cuiabá.

O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, e a diretora do Hospital Municipal Roosevelt Figueiredo Lira, Jucélia Pereira Luz, participaram da reunião, solicitada por vereadores dos municípios de Barra do Bugres, Alto Paraguai e Porto Estrela.

Desde que assumiu a Prefeitura, Florindo e sua equipe tem se empenhado para fortalecer cada vez mais o hospital. Em mais uma tentativa para aumentar a receita do Figueiredo Lira, no dia 25 de fevereiro de 2014, Florindo apresentou três propostas para análise do governo do Estado. No dia 13 de março, a SES enviou técnicos da Coordenadoria de Organização de Redes (Caors) para avaliar as condições estruturais do hospital, o atendimento, os recursos humanos, o apoio diagnóstico e a viabilidade de implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A equipe técnica foi verificar o que o hospital comporta e em qual classificação ele se enquadra, ainda não temos o resultado final. Muitas vezes as pessoas pensam na estrutura e não na operacionalização, o que queremos hoje é que os serviços de saúde funcionam e sejam descentralizados”, comentou Lafetá.

Rumores sobre uma possível transferência do Hospital de Barra do Bugres para Tangará da Serra surgiram após o anúncio da Câmara de Vereadores de Tangará em promover audiências públicas e reuniões para discutir a implantação de um hospital regional naquele município. “Quando se pensa em hospital regional, devemos nos perguntar regional em qual especialidade. Hoje não tenho um hospital em Mato Grosso que atenda todas as especialidades médicas”, afirmou o secretário de Estado. Lafetá disse ainda que a intenção do Estado é a de fortalecer o Hospital de Barra do Bugres.

A unidade hospitalar de Barra do Bugres atende a população de 11 municípios da região. É referência em saúde no Médio-Norte de Mato Grosso e oferece cinco especialidades médicas: cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cardiologia, além dos serviços de urgência e emergência.

As três propostas apresentadas ao Estado pelo município em fevereiro foram: o hospital sob gestão do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio-Norte; hospital sob gestão do município de Barra do Bugres; e hospital sob gestão estadual, por meio da SES. Após o relatório técnico da equipe da SES houve parecer favorável à proposta sob gestão do município de Barra do Bugres, porém o Estado ainda divulgou o resultado final.

O prefeito Júlio Florindo sempre teve a intenção de manter o hospital fortalecido e este desejo ficou claro quando encaminhou as propostas ao Estado e a SES enviou uma equipe ao município, que confirmou que o Figueiredo Lira é um hospital de referência regional. “Aguardamos que os recursos que foram solicitados ao Estado nesta proposta sejam melhorados para que possamos ampliar os serviços para Barra do Bugres e região”, ressalta Florindo.

Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *