DestaquesPolícia

Mais de 1.300 toneladas de lixo são recolhidas em Cuiabá após jogos

São 80 toneladas a mais de resíduos sólidos se comparado a dias comuns. Segundo a Prefeitura, acúmulo de lixo é maior na Arena Pantanal e Fan Fest.

CapturarMais de 1,3 mil toneladas de lixo foram recolhidos na capital mato-grossense desde o início dos jogos da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, até terça-feira (17), quando um grande público compareceu a dois pontos distintos da cidade para acompanhar os jogos do mundial de futebol: na Fifa Fan Fest para assistir ao jogo entre Brasil e México, e na Arena Pantanal, para o jogo entre Rússia e Coreia do Sul.

Desde a estreia do Brasil na Copa do Mundo o trabalho dos coletores de lixo tem sido intenso em Cuiabá. São 80 toneladas de resíduos sólidos a mais recolhidos diariamente, no período do Mundial, se comparado ao que é coletado normalmente pelos trabalhadores na cidade em dias comuns que, segundo a prefeitura municipal, chega a 150 toneladas.Nos principais pontos de aglomeração de torcedores foi possível visualizar plásticos, sacolas, garrafas pet e latinhas espalhados pelo chão durante e após as partidas da Copa. Na noite desta terça, por exemplo, o volume deste tipo de lixo era grande no espaço da Fifa Fan Fest, onde turistas estrangeiros e brasileiros puderam assistir aos jogos em telões e ainda contaram com apresentação musical. Lá, os organizadores estimam que mais de 40 mil pessoas estiveram no local, sendo considerado público recorde até o momento. Já na Arena Pantanal, a Secopa estima que mais de 40 mil pessoas, entre pagantes e não pagantes, compareceram ao estádio nesta terça.

A Prefeitura da capital informou que o recolhimento do lixo em dias de jogos da seleção brasileira e de partidas na Arena Pantanal é feita por 150 trabalhadores de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O expediente também foi alterado. De acordo com a pasta, além dos 120 coletores que trabalharam diariamente das 7h às 22h [horário de MT], mais 30 pessoas foram contratadas para o turno extra que vai até as 2h.

Os principais pontos de acúmulo de lixo são nas praças da região central da cidade, Fifa Fan Fest, entorno da Arena Pantanal e no espaço da Arena Cultural, opção de lazer para os torcedores, com galeria de artes, fotografia, artesanato e praça de alimentação, conforme a prefeitura. O secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, informou que as equipes de limpeza devem atuar em horário integral até o final da Copa do Mundo.

Fonte: CuiabáMais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *