DestaquesVariedades

Mato Grosso fica sem leitos vagos na UTI para tratar casos graves de covid

De acordo com o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), atualizado nesta tarde de quinta-feira (15), a rede pública de saúde de Mato Grosso não possui leitos de UTI vagos para tratar pacientes com coronavírus em estado grave. A última vez que o estado mato-grossense teve ausência de leitos para tratar pessoas com covid-19 foi no início de 2021.

Com o aumento da vacinação e a queda nos números de pessoas contaminadas, o Estado recuou no financiamento de diversos leitos. Por conta disso, Mato Grosso, hoje, possui apenas 43 leitos de UTI para casos de coronavírus no SUS, o que representa menos de 10% do que tinha no auge dos casos.

Atualmente, existem 38 leitos disponíveis para adultos, sendo que 35 já estão lotados e os outros 3 estão bloqueados, isto é, já estão reservados ou por algum paciente que será transferido, ou para manutenção de equipamentos. Já no caso das crianças, dos cinco leitos disponíveis, três já estão ocupados.

Mato Grosso, assim como o resto do Brasil, passa por uma nova onda de contágios provocada por novas variantes da ômicron, que possuem mecanismos mais resistentes às vacinas.

Fonte: obomdanoticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *