Memorial em homenagem a Marechal Rondon é inaugurado após 16 anos
Construção fica no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger (MT).
Iniciada em 2001, obra custou R$ 2,9 milhões e ficou parada por 12 anos.
O governo do estado inaugurou nesta quarta-feira (24) o memorial construído em homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, município a 35 km de Cuiabá. A obra foi projetada em 1997 e iniciada em 2001, mas ficou parada por 12 anos, sendo retomada apenas em 2015.
Nascido em Mimoso em 1865, Marechal Rondon foi militar, naturalista, indigenista e responsável pela demarcação de limites internacionais e pela implantação da política nacional indigenista – idealizou o Parque Nacional do Xingu. É conhecido ainda como o patrono das comunicações.
O memorial, que recebeu o nome de Completo Turístico e Histórico de Mimoso, foi idealizado para comemorar os 150 anos do nascimento do Marechal Rondon e faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e custou R$ 2,9 milhões aos cofres públicos.
Com 5 mil m², a obra foi projetada pelos arquitetos Paulo Molina e José Afonso Portocarrero e tem como referências a sustentabilidade e a cultura indígena. Como é localizado na Baía de Chacororé, no Pantanal, a estrutura foi construída sobre uma palafita (modelo usado para edificações em meio a alagados), tem formato circular e telhado com brises 100% de metal que remetem à ideia de ocas indígenas, uma das principais bandeiras do homenageado.
Segundo o governo do estado, a edificação irá abrigar quatro laboratórios de pesquisa, que poderão ser utilizados como ponto de apoio de pesquisadores que estudam o Pantanal mato-grossense, e conta com dois amplos salões na parte superior da obra e dois pequenos auditórios no térreo. Esses espaços poderão ser utilizados, de acordo com os idealizados, para exposições de artesanato e como biblioteca. O prédio ainda possui um mirante para observação do Pantanal.
Obra
O projeto foi criado em 1997 e fazia parte dos 10 projetos em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil, além da comemoração pelos 150 anos do nascimento do Marechal Rondon. A obra começou a ser construída em 2001 e parou em 2003. Em 2006 foi realizada uma nova licitação para retomada da construção, o que não ocorreu. A discussão para continuidade do complexo só foi retomada em 2012, com a vinda da Copa do Mundo para Mato Grosso em 2014. Porém, a obra só foi reiniciada em 2015.
G1-MT